quinta-feira, 9 de abril de 2015

Do princípio ao fim

Ab ovo (usque) ad mala

"Você é a arma mais poderosa que a educação pode usar para mudar o mundo" - Jovem Nelson Mandela

“Acredito na libertação como educação” – Jovem Renato Janine Ribeiro

Não podemos mais saber como o velho Mandela reagiria se deparasse com a irreverência de um jovem Mandelazinha, mesmo sendo fiel às suas velhas palavras, resolvendo, arbitrariamente, com a irresponsabilidade e voluntarismo próprios da tenra idade, mudar criticamente apenas a ordem de suas mesmas palavras.

E que tal com o velho Janine frente à similar estrepolia de jovem Janinezinho da tropa de choque do jovem bad boy Mandelazinha?

O jovem Marx, na falta de um velho Marx, confrontou-se ele mesmo com seu contemporâneo Proudhon, levando às últimas consequências sua juvenil impertinência de fazê-lo na língua de seu oponente.

Parece que esse último jovem além de agitador e propagandista político tinha veleidades revolucionárias que influenciariam futuras gerações jovens de velhos ou passadas gerações velhas de jovens; tudo ao gosto do freguês ou do cliente nestes novos tempos antigos de pós pós ... pós modernismos do marketing filosófico-político. 

Voltando aos telúricos confrontos entre o velho e o novo nos campos das misérias, das filosofias, das educações, das libertações e do ser social



Nelson Mandela MANDELA, N. Lighting your way to a better future. Planetarium. University of the Witwatersrand, Johannesburg, South Africa. 16th July 2003.

Nota: Trecho do discurso proferido no lançamento do Mindset Network

- Nelson Mandela (1918 – 2013) 



Acredito na educação como libertação”, afirma novo Ministro Renato Janine Ribeiro

06 de Abril de 2015

– Renato Janine Ribeiro (Araçatuba, 9 de dezembro de 1949)



No Prefácio Para a Crítica da Economia Política, de Janeiro de 1859, Karl Marx, então com 60 anos de idade, menciona o que considera os pontos decisivos da sua maneira de ver, juntamente com a de Engels, referindo cientificamente, ainda que de forma polêmica, em seu escrito editado em 1847, ele agora com 29 anos e Engels com 27, o texto dirigido contra ProudhonMisere de la philosophie, etc.



Karl Marx (1818 – 1883)


Réponse à la Philosophie de la misère de Proudhon

Un document produit en version numérique par Jean-Marie Tremblay, professeur de sociologie au Cégep de Chicoutimi (sociologue@videotron.ca) à partir de l’édition de 1968 des Editions Sociales. Une collection développée en collaboration avec la Bibliothèque Paul-Émile-Boulet de l'Université du Québec à Chicoutimi ()



Système des contradictions économiques
ou 
Philosophie de la misère. (Extraits) (1846)


Reproduction de l’édition de Paris : Librairie internationale, 1872.


Misère de la philosophie. Réponse à La Philosophie de la misère, de Proudhon (1896)


Do ovo até as maçãs (falando das antigas refeições romanas); ou sopa à sobremesa. Para não dizer que não falamos de ovo, maçãs, sopa ou sobremesa.


Enfim, ab uno disce omnes, mas aí já seria outra página e outra história. Ou não?


Por um conhece a todos. Pelas qualidades de um indivíduo podem ser avaliadas as qualidades de um povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário