domingo, 29 de novembro de 2015

Estamos fazendo o diabo

“Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa.” O 18 Brumário de Napoleão Bonaparte Karl Marx

História dos (25) fatos e personagens

Em (A), (B) continuava preocupado com a direção política do jornal. E, através de (C), passava todo o tempo a dar instruções a (D). As cartas às vezes assumiam um tom de recriminação, embora fossem sempre da maior intimidade:

“Meu caro (D),

Aí vai esse artigo e documentos para serem publicados sem demora em artigo de fundo.

Chegando num dia devem aparecer no outro.

Revê cuidadosamente as provas.

Não escrevo mais ao (E) porque, ao que parece, está por tal modo absorvido nos negócios públicos que nem se digna responder ao (B).

O (B) é quem te recomenda o artigo e a revisão.

Estamos fazendo o diabo.

O (B) parte e eu fico amarrado ao enorme castelo da presidência. Só entre sentinelas e ordenanças, que paraíso?

Teu do C.ão

(C)

Obrigado pelo que escreveste. Não te esqueças dos meus olhos pretos”.


Isto a (F). Vinte dias depois:


“Logo que recebas o que aí vai, escreve para o dia imediato um artigo de fundo sobre a viagem do (B), servindo-te disto como apontamentos.

É de toda conveniência tornar bem patente o discurso na praça e a oposição frenética ao (G).

Segue fielmente os apontamentos”.


Assim, constantemente, durante meses, (D) se viu preso às instruções que (C) transmitia de (H). E ia fazendo o jornal, quase que sozinho. Escrevia desde os editoriais às pequenas notas moralistas. E tratava de arranjar boas colaborações, que nem sempre agradavam em (A):


“A tal (I) nem nos versos nem nos folhetos prova valer grande coisa. Quem é o (J)? É algum frade velho, de (K), que ainda tem saudades da (L)?”


(C) desconhecia o grande poeta português, e não reconhecia em (I) as qualidades que o tornariam um dos maiores jornalistas da campanha (J). Chegara o momento de (D) deixar o jornal, onde começava a sufocar, sob a pressão da política.


Confira os fatos e personagens no Texto em Correspondência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário