terça-feira, 28 de junho de 2016

Presidente, substantivo feminino?

“Eles ainda não me tiraram não, eu continuo sendo presidenta”. Dilma Rousseff


“eu canto porque o instante existe/e a minha vida está completa/Não sou alegre nem sou triste:/sou poeta”. Cecília Meireles


 “eu sou um poeta elegíaco!”. Cecília Meireles


Polêmicas à parte, a mulher presidenta ou presidente, assim como os homens presidentes, precisa mesmo é de eleitores, de financiadores e marqueteiros que valorizem suas respectivas obras. O resto é simples acessório.


Ciosa, naturalmente, de não ferir a gramática, usa um no lugar de uma presidente.




Durante 1h52, Dilma Rousseff falou à Pública sobre machismo, impeachment, América Latina, PSDB, governo Temer e polêmicas – de aborto a Lava Jato

por Andrea Dip, Marina Amaral, Natalia Viana, Vera Durão | 27 de junho de 2016



Poeta, substantivo feminino?
Por Dalila Teles Veras




A polêmica sobre a utilização do vocábulo poeta para designar a mulher que escreve poemas, vem crescendo na mesma medida em que essa tendência torna-se cada vez mais visível nos meios de comunicação. Entre as próprias escritoras que demonstram preferir o termo poeta em lugar de poetisa e as publicações especializadas, colocam-se os gramáticos e puristas da língua alimentando o bate-boca, não admitindo aquilo que, para eles, significa uma verdadeira agressão ao vernáculo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário