terça-feira, 26 de julho de 2016

Aguarda STF para sair da cadeia

JF, microcosmo do Brasil


Próximas noites de lua cheia devem ser frias em JF (Foto leitora Erika Vital Saleh) Tribuna de Minas


Busca por: microcosmo
Significado de microcosmo
s.m. Mundo pequeno, mundo abreviado; miniatura do universo. / O próprio homem como expressão do universo.
Fonte: Dicio




Por Eduardo Alvarez (SP) em 13-02-2009

Corresponde a um de três fatos: ao homem, ao mundo pequeno ou ao pequeno mundo. Assim, considera-se que:

- O homem representa todo o Universo e nele está consciente. Microcosmo é o Universo do ponto de vista pessoal e subjetivo.

- O mundo pequeno se refere ao mundo quanto a dimensão ou extensão. Assim microcosmos corresponde a miniatura do universo.

- O pequeno mundo corresponde aos círculos, por exemplo, o círculo literário, o círculo filosofico; e ainda por extensão, às esferas, como a esfera dos artistas, a esfera acadêmica, a biosfera, a homeosfera, a troposfera etc.
Era um belo microcosmo aquela redoma de amigos.









CANDIDATOS A PREFEITO PRECISAM LEVAR EM CONTA QUE NÃO BASTA CITAR OS PROBLEMAS. QUANDO SE ESPERAM SOLUÇÕES
POR TRIBUNA DE MINAS




ELEIÇÃO 2016-06-20


Numa das campanhas que prometem ser as mais acirradas, postulantes ao Executivo articulam apoios para iniciar corrida pré-eleitoral

19 de junho de 2016-06-20
Cidade tem oito pré-candidatos à PJF

Numa das campanhas que prometem ser as mais acirradas, postulantes ao Executivo articulam apoios para formação de chapas

POR EDUARDO MAIA



31/05/2016 18h55 - Atualizado em 31/05/2016 18h55
Decisão foi tomada a pedido do MPMG após julgamentos em 2014 e 2015.
Carlos Alberto Bejani não atendeu às ligações do G1 na tarde desta terça.
Do G1 Zona da Mata



O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que fosse executada a detenção provisória de sete anos e nove meses, em regime fechado, imposta ao ex-prefeito de Juiz de Fora, Carlos Alberto Bejani, que foi condenado em primeira instância por corrupção em 2014. A decisão foi tomada atendendo ao pedido da Procuradoria de Justiça de Recursos Especiais e Extraordinários Criminais do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), depois que o recurso da defesa de Bejani foi negado.
Na decisão do ministro do STJ, Joel Ilan Paciornik, o relator considerou a manutenção da condenação do ex-prefeito pela prática do crime de corrupção passiva majorada, desta vez, em segunda instância. Bejani teria favorecido um construtora, em 1990, após receber uma doação do proprietário da empresa.
O ex-prefeito não atendeu às ligações realizadas na tarde desta terça-feira (31) pelo G1. Já a construtora relatada foi extinta há alguns anos, depois que o proprietário faleceu.
Em fevereiro de 2014, Bejani foi condenado a oito anos e quatro meses de detenção, em regime fechado, além do pagamento de multa de um salário mínimo por dia por 166 dias, pela 3ª Vara Criminal de Juiz de Fora. Na ocasião, ficou comprovado que, durante a primeira administração de Bejani como chefe do Executivo, entre 1989 e 1992, ele teria recebido vantagens indevidas por beneficiar, através de licitações fraudulentas, uma construtora.
Segundo a denúncia do MPMG, em 1990, o proprietário da empresa teria doado um lote e dinheiro ao ex-prefeito que, em contrapartida, teria contratado a construtora para execução de três obras na cidade, afrontando os procedimentos licitatórios normais. Uma das obras seria referente a serviços de captação de águas, no Bairro Bandeirantes, e outras duas seriam construções das escolas municipais dos bairros Santa Cecília e São Geraldo.
O político recorreu da decisão, refutando as alegações de que a aquisição do terreno no loteamento, em junho de 1990, não foi feita por preço subfaturado e alegando que o depósito foi um empréstimo para ajudá-lo em um período de dificuldades financeiras, o que não se configuraria como doação, visto que foi feito em instituição bancária oficial.
Em fevereiro de 2014, o recurso foi parcialmente acatado pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte. No ato, a condenação foi mantida, mas houve redução da pena para sete anos, nove meses e dez dias de reclusão, também em regime fechado, além de pagamento de multa por 155 dias.
saiba mais





Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Esta é a lista de prefeitos e vice-prefeitos da cidade de Juiz de Fora, estado brasileiro de Minas Gerais. De acordo com a Constituição de 1988, Juiz de Fora está localizada em uma república federativa presidencialista. Foi inspirada no modelo estadunidense, no entanto, o sistema legal brasileiro segue a tradição romano-germânica doDireito positivo.[1] A administração municipal se dá pelo poder executivo e pelo poder legislativo.[2]
Índice
  [esconder





Juiz de Fora 150 anos em um minuto:

Os fatos e personalidades que construíram a história da cidade.
http://www.acessa.com/estacao2000/jf150anos/arquivo.gifNovas crônicas todos os dias, de segunda a sexta.
Uma iniciativa da Rádio FM Itatiaia e do JFService
29/06/2000




A eleição de Bejani para a Prefeitura de Juiz de Fora em 1988 foi sem dúvida alguma um dos fatos marcantes da política da cidade nestes 150 anos. Nascido em São Gonçalo-R.J. no ano de 1950 de família humilde, desde pequeno foi criado em Juiz de Fora. Foi vendedor de pirulitos na rua, motorista da Coca-Cola e trabalhou na Rádio Industrial onde fazia de tudo um pouco. Mas foi na Rádio Nova Cidade, de propriedade de Josino Aragão, que Bejani se destacou como o Repórter 730 e se tornou conhecido em toda a periferia da cidade como um verdadeiro defensor dos mais humildes levando ao ar suas reclamações e ajudando-os a resolver os problemas pessoais ou de seus bairros. Quando resolveu se candidatar a prefeito, os grandes partidos lhe negaram a legenda e ele só encontrou abrigo no Partido da Juventude, que não tinha nenhuma tradição. Pouco conhecido no centro da cidade, elegeu-se justamente com os votos da periferia, e levou o PJ a eleger 4 vereadores, inclusive sua mulher, na época, Márcia Bejani que foi a mais votada. Sem experiência administrativa, dizia que quando entrou para a prefeitura não sabia distinguir uma fatura de uma duplicata, mas formou um secretariado apartidário com pessoas competentes e acabou fazendo um bom governo. Depois de perder uma eleição para prefeito no segundo turno, elegeu-se como o único deputado estadual da cidade em 1998 e neste ano vai tentar novamente a eleição para prefeito como candidato do PFL.




UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA 
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 


Juiz de Fora 
Fevereiro de 2013 

Nara Oliveira Salles 
Carlos Alberto Bejani e o Comando 730: 
A construção do herói nas ondas do rádio 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para a obtenção de grau de Bacharel em Comunicação Social na Faculdade de Comunicação Social da UFJF. 

Orientador: Alvaro Eduardo Trigueiro Americano 

Juiz de Fora 
Fevereiro de 2013 

Nara Oliveira Salles 

Carlos Alberto Bejani e o Comando 730: A construção do herói nas ondas do rádio 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para a obtenção de grau de Bacharel em Comunicação Social na Faculdade de Comunicação da UFJF 

Orientador: Alvaro Eduardo Trigueiro Americano 

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado em 28/02/2013 pela banca composta pelos seguintes membros:
 _______________________________________________________ Prof. Ms. Alvaro Eduardo Trigueiro Americano (UFJF) – Orientador _______________________________________________________ Prof. Ms. Frederico Belcavello Guedes (UFJF/CES-JF) – Convidado _______________________________________________________ Prof. Dr. Paulo Roberto Figueira Leal (UFJF) – Convidado Conceito Obtido _________________________________________ Juiz de Fora Fevereiro de 2013 – Agradecimentos – Allan Gouvêa. Allana Meirelles. Alvaro Americano. Carlos Alberto Bejani. Chico Brinati. Davi Boratto. Deise Oliveira. Denise Salles. Diego Rezende. Domingos Frias. Frederico Belcavello. Geraldo Muanis. Gil Horta. Iluska Coutinho. João de Souza Coelho (Alemão). Jocemar de Souza. Letícia Torres. Márcio Guerra. Paloma Destro. Paulo Roberto Figueira Leal. Roberta Braga. Sônia Cristina Macedo Alvim. Tadeu Salles. Thais Caselli. Vera Couri. Vera Lúcia Mello Reis. Zilma Hauck. “O mundo é um palco, No qual homens e mulheres são apenas atores. Fazem sua entrada, sua saída E a cada homem, em seu tempo, cabem vários papéis.” Do filme O Candidato (1971), de Michael Ritchie. RESUMO A proposta deste trabalho é resgatar a memória do rádio em Juiz de Fora (MG), com ênfase para a rádio Nova Cidade e o programa Comando 730, que teve como repórter Carlos Alberto Bejani. O cotidiano de produção do programa, as histórias e as opiniões sobre a postura do apresentador estão reunidos em depoimentos de Bejani (2012), de um dos fundadores da Nova Cidade, Domingos Frias (2012), e do motorista que também participava do Comando, João de Souza Coelho (2012), conhecido como Alemão. Os apontamentos de Aldé (2001), Del Bianco (2005) e Moreira (2006) juntam-se aos depoimentos, relacionando meios de comunicação e política. A atuação de Bejani frente ao Comando foi submetida à tipologia criada por Schwartzenberg (1977), em sua teoria da personalização da política, e aponta para a busca do radialista em consolidar a imagem de “herói” e “igual a todo mundo”. Ao longo do programa, Bejani conquistou popularidade e foi eleito em 1988 como prefeito de Juiz de Fora. Em função de sua vitória, o trabalho se encerra com a reflexão sobre a possível influência que a atividade profissional de Carlos Alberto Bejani teve para que ele assumisse o Executivo Municipal. PALAVRAS-CHAVE: Carlos Alberto Bejani. Política. Rádio. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO....................................................................................................................08 2 O RÁDIO EM JUIZ DE FORA..........................................................................................11 2.1 OS ANOS DE OURO DO RÁDIO.....................................................................................14 2.2 A NOVA CIDADE ENTRA NO AR.................................................................................18 3 COMANDO 730 E CARLOS ALBERTO BEJANI..........................................................21 3.1 O RADIALISTA.................................................................................................................22 3.2 CARLOS ALBERTO BEJANI NO COMANDO..............................................................23 3.3 A POLÍTICA.......................................................................................................................29 4 COMUNICAÇÃO E POLÍTICA.......................................................................................33 4.1 O RÁDIO NA POLÍTICA..................................................................................................34 4.2 A POLÍTICA ESPETÁCULO............................................................................................37 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................................42 6 POSFÁCIO...........................................................................................................................48 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................................50 8 APÊNDICE...........................................................................................................................53 APÊNDICE A. ENTREVISTA COM CARLOS ALBERTO BEJANI...................................54 APÊNDICE B. ENTREVISTA COM DOMINGOS FRIAS....................................................60 APÊNDICE C. ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA COELHO (ALEMÃO).................67


6 POSFÁCIO Depois de cumprir o seu primeiro mandato como prefeito de Juiz de Fora pelo Partido da Juventude (PJ) até o ano de 1993, Carlos Alberto Bejani exerceu duas legislaturas consecutivas como Deputado Estadual de Minas Gerais. Na Assembleia Legislativa, Bejani ocupou a bancada do extinto Partido da Frente Liberal (PFL) de 1999 a 2004. Em outubro de 2004, Bejani venceu a sua segunda eleição para a Prefeitura de Juiz de Fora pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Bejani assumiu o cargo em janeiro de 2005, mas renunciou ao cargo em 16 de junho de 2008. Envolvido em esquemas de corrupção, Bejani foi preso durante a Operação Pasárgada, da Polícia Federal, em abril de 2008, acusado de desviar recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Depois de ter conseguido habeas corpus, voltou novamente à prisão por não ter conseguido explicar a origem dos 1,1 milhões de reais encontrados em sua casa juntamente com armas de uso exclusivo das Forças Armadas, documentos e computadores. No mesmo dia de sua segunda prisão, a revista Época divulgou vídeos do então prefeito recebendo sacolas de dinheiro, propina advinda dos donos de concessionárias de transporte público na região. A Câmara Municipal instalou, na época, uma Comissão Parlamentar de Inquérito e pediu a cassação do prefeito em junho de 2008. Entretanto, Bejani se antecipou e renunciou ao cargo. Nas eleições municipais de 2012, Bejani se candidatou a vereador, mas teve a candidatura impugnada pela Lei da Ficha Limpa depois de obter 3.902 votos nas urnas. Ao longo destes anos, Bejani se casou novamente, teve mais dois filhos e hoje, de acordo com ele, se ocupa com as suas empresas de construção civil e de promoções e 49 publicidade. Além disso, segundo Bejani (2012), ele também gerencia a carreira de cantor sertanejo do filho mais velho. Bejani abandonou a Rosa Mística juntamente com o catolicismo e hoje se dedica a atuar como pastor evangélico. Em dezembro de 2012, a Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou que Bejani e seu ex-secretário de comunicação, Hyé Ribeiro, devolvam mais quase R$166 mil reais aos cofres públicos em virtude de irregularidades com publicidade, que teriam sido, segundo o TCE, promoção pessoal. 50 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS





Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012 1 


Nara Oliveira SALLES2
Álvaro Eduardo Trigueiro AMERICANO 3 
Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG 

RESUMO 

A proposta deste artigo é relatar os primeiros levantamentos obtidos para o trabalho de conclusão de curso sobre a influência da atividade profissional do radialista Carlos Alberto Bejani em sua vitória nas eleições para a Prefeitura de Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1988. O estudo foi realizado a partir de apontamentos feitos por Aldé (2001), Passini (2004), Arcine e Passeti (2010), dentre outros autores. A pesquisa aponta para a busca de Alberto Bejani em seu programa de rádio e, posteriormente, em campanha, por consolidar a imagem de “herói” e “igual a todo mundo”, pela classificação proposta por Schwartzenberg (1977). 

PALAVRAS-CHAVE: rádio; política; Bejani; personalização da política. 

Introdução Nas democracias contemporâneas, ficar em destaque na mídia está diretamente relacionado com o desempenho nos pleitos eleitorais. Conseguir transmitir uma imagem positiva e reconstruir os significados das notícias encaminhadas aos eleitores parecem ser elementos cruciais nas disputas políticas. Nesse sentido, Brinati (2010) considera que as escolhas eleitorais são influenciadas pelos veículos de comunicação de massa, ainda que parcialmente. Para ele, a comunicação, então, deixa de ser entendida como mero instrumento, e passar a ser entendida como ambiente de ação. Configura-se como a principal arena na qual se travam as discussões sobre os temas tidos como relevantes – e, acaba por ocupar, também, papel importante nos processos de construção de significados sobre a realidade. Enquanto geradora de discursos que trazem consigo determinadas representações do real marcadas pela apresentação de enfoques específicos, dentre muitos outros possíveis, a mídia interfere nas relações sociais. (BRINATI, 2010, p.11) 1 Trabalho apresentado no IJ04 – Comunicação Audiovisual do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste realizado de 28 a 30 de junho de 2012. 2 Estudante de Graduação do 7º semestre do Curso de Comunicação Social da UFJF, email: narasal@hotmail.com 3 Coautor. Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, professor adjunto do Departamento de Televisão e Rádio da Faculdade de Comunicação da UFJF, email: alvaro.americano@ufjf.edu.br Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012 2 Em função disso, a preocupação em analisar a influência da comunicação social, mais especificamente do rádio, em uma disputa eleitoral, é fruto da percepção de que, com frequência, políticos também usam deste meio para propagarem suas ideias, ainda que não seja, exclusivamente, em época de campanha eleitoral. Outro fator importante a ser considerado na política atual é a personalização, isto é a tendência do eleitor escolher seus representantes em função da imagem que os candidatos procuram construir de si mesmos e não necessariamente em função de um programa de governo ou ideologia do partido. Segundo Schwartzenberg (1977), É o próprio Estado que se transforma em empresa teatral, em “Estado espetáculo”. De uma forma sistemática e organizada. Para melhor divertir e iludir o público de cidadãos. Para melhor distrair e desviar. E mais facilmente transformar a esfera política em cena lúdica, em teatro de ilusão. (SCHWARTZENBERG, 1977, p.9) Dessa forma, Aldé (2001) avalia que “os meios de comunicação (...) são considerados, por parte significativa dos que os consome, fonte importante de referências a partir das quais organizam o mundo da política” (2001, p.6). E é através do rádio que, para Ciaccia e Manhanelli, se procura atingir a parcela menos favorecida da população, uma vez esse veículo de comunicação trabalha com a emoção e “se deixa ver por dentro”, o que pode torná-lo, para os autores, o alvo favorito dos corruptores. Em todo mundo, há exemplos de utilização do rádio com finalidade política. Tanto Franklin Roosevelt4 , nos Estados Unidos, quanto Adolf Hitler5 , na Alemanha, e Charles de Gaulle6 , na França, podem ser citados quando se trata da transmissão de ideologia pelas ondas do rádio. No Brasil, além do presidente Getúlio Vagas7 , que utilizou amplamente esse meio de comunicação em seu governo, é comum nomes do rádio entrarem para a política, como aconteceu com Sandes Júnior8 , Anthony 4 Presidente dos Estados Unidos de 1933 a 1945. Ainda era governador de Nova York quando utilizava o rádio como instrumento para conquistar a opinião pública, prática que se intensificou enquanto ele estava na presidência. 5 Ditador alemão que liderou o país de 1934 a 1945, enquanto ocorria a II Guerra Mundial. Investiu na radiodifusão para domínio da população, possibilitando o desenvolvimento do receptor VE301, uma espécia de “alto-falante” de válvulas. 6 Ainda antes de a França declarar o fim à resistência à ocupação alemã, em 1940, De Gaulle, já fazia discursos no rádio e ficou conhecido como “chefe da França livre”. Em 1958, fundou a Quinta República Francesa de 1959 a 1969. 7 Governou o Brasil de 1930 a 1934 como chefe do Governo Provisório. Depois, foi presidente da República do Governo Constitucional, de 1934 a 1937, e continuou no poder até 1945, enquanto durou o Estado Novo. De 1951 a 1954, foi presidente do país eleito por voto direto. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012 3 Garotinho9 e em Juiz de Fora, Carlos Alberto Bejani, que ganhou as eleições para a Prefeitura da cidade em duas ocasiões. As particularidades do programa “Comando 730”, apresentado por Bejani na rádio Nova Cidade, somado à campanha política para as eleições municipais de 1988 – e sua vitória – são incentivo para pesquisar como o rádio pode afetar a população, transformando comunicadores, que muitas vezes não tinham nenhum compromisso com partidos políticos até então, em verdadeiros fenômenos eleitorais10 . NOTA O radialista e o jornalismo de denúncia Na fase de redemocratização11 do país, a função de denúncia exercida pelos meios de comunicação de massa ganhou destaque. Nas pautas, constavam reportagens sobre a precariedade do atendimento dos hospitais, falta de medicamentos nos postos de saúde, filas do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), violência da polícia, corrupção de funcionários públicos. Essa característica ganha força no rádio, já que ele atinge, inclusive, camadas de renda mais baixa da população12, com menor nível escolar. A expressiva votação dos radialistas políticos tem sido relacionada à situação de pobreza dos eleitores, referindo-se não somente à escassez de recursos econômicos e sociais, mas também à de recursos políticos. No Brasil, o ceticismo com relação aos políticos abre espaço aos personagens heroicos construídos no rádio, líderes carismáticos que tutelam o povo. (BARBOSA apud KASEKER, 2004, p.24) 8 Deputado Federal pelo PP de Goiânia, comando o programa Sandes Júnior, na Goiânia FM, definido pelo radialista como difusor das “mais surpreendentes verdades do dia a dia, muita emoção com os detalhes da minha vida, horóscopo, o resumo das novelas e as últimas informações do seu artista preferido”. 9 Natural da cidade de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, foi prefeito da cidade de Campos (RJ) por dois mandatos e governador deste mesmo estado, vitorioso nas eleições de 1998. Além disso, Garotinho disputou as eleições presidenciais de 2002, obtendo a terceira colocação. Em 2010, foi eleito deputado federal também pelo Rio de Janeiro. Garotinho trabalhou na Rádio Nacional e na Rádio Tupi AM. Depois de ingressar na política, continuou como radialista na Rádio Melodia, de cunho político e religioso. 10 Conforme relatado no resumo, este trabalho traz os primeiros levantamentos obtidos através para um trabalho de conclusão de curso sobre a influência da atividade profissional de Bejani para a sua vitória nas eleições municipais de 1988. 11 Considera-se aí a mobilização popular iniciada com o movimento “Diretas já”, em 1985. Desde o fim da ditadura, em 1985, esse gênero de programa – de denúncia – é exibido com relativo sucesso em praticamente todas as emissoras de radiodifusão. 12 Em pesquisa realizada pelo Grupo de Mídia em 2001, o perfil dos ouvintes é formado, em sua maioria, por mulheres (53%), das classe C (38%) e D (23%), na faixa etária de 20 a 39 anos (46%). Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012 4 Segundo Passini (2004), as emissoras de caráter popular, com programação e linguagem específicas, são terrenos férteis para os comunicadores que querem se revelar solucionadores de problemas da população. É comum o radialista adquirir este status, tamanha é a sua identificação com o grande público, que o enxerga como uma ponte entre os necessitados e o poder público. Em geral carismáticos, os apresentadores exploram fatos policiais para comover os ouvintes, que se identificam com as histórias narradas. Frente às desgraças contadas, o comunicador tripudia sobre as autoridades, cobrando-lhes uma resposta para o problema. (PASSINI, 2004, p.3) Para Sevcenko (2006), o rádio foi o veículo que mais teve influência no panorama político no Brasil. Especialmente na primeira metade do século XX, quando se popularizou. O autor discorre sobre o impacto no rádio na vida das pessoas: Cada um põe naquela voz aliciante o rosto e o corpo dos seus sonhos. Como se o som se transmitisse pelo espaço, onde quer que se ande pela casa, aquela voz penetrante vai atrás [...]. Antes todas as pessoas tinham uma voz incessante que lhes falava de dentro do corpo, que os teólogos e filósofos chamavam de “consciência” [...]. O rádio, milagre da tecnologia, permitiu substituir aquela voz tétrica pela voz das abençoadas, as irresistíveis, as diabólicas irmãs Miranda [...]. Já no início dos anos 20, o populismo descobrira no rádio a sua pedra filosofal, capaz de transformar a massa amorfa de ouvintes na força agregada da paixão política. (SEVCENKO apud RODRIGUES, 2008, p.3) Como forma de exercer o jornalismo de utilidade pública, parte da imprensa se apresenta como fiscalizadora do poder público, praticando o “denuncismo”, termo cunhado por Abreu (2003). A expressão se refere “à facilidade de denúncias sem investigação ou evidências suficientes, com o predomínio da notícia sensacional, a narração de uma história dramatizada, em que o registro dos fatos não é feito com isenção” (2003, p.33). Assim, alguns radialistas acabam por forjar uma atuação como defensores da população com relação à ausência do Estado em diversas questões. Eles procuram se tornar os amigos e conselheiros da população, aqueles que no cotidiano tem o poder de defender e buscar soluções para os pequenos problemas dos seus ouvintes. A partir dessa demonstração de eficiência, o radialista pode se tornar credenciado a ingressar na política. Segundo Rodrigues (2008), o trabalho desses profissionais “faz com que o indivíduo comum se sinta cidadão de fato, já que medeia as relações deste com o poder público. Desta maneira, o comunicador de rádio cria elos com a população” (2008, p.5). Segundo Moreira (1998), desde a década de 1940, radialistas com programas Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012 5 assistencialistas ou sensacionalistas se elegeram no país. Kaseker (2004) atenta, inclusive, para o fato de que, em algumas situações, o afastamento do rádio pode significar o fim da carreira política. Desta maneira, o comunicador “encarna um perfil heroico e passa a ser o político ideal para numerosos ouvintes, já que sabe lidar com a emoção e é, na maioria das vezes, alguém que desenvolve o discurso da proximidade com os dramas da vida cotidiana” (RODRIGUES, 2008, p.5). Ao incorporar personagens através do jornalismo de denúncia, os comunicadores que almejam se lançar na carreira política, de certa forma, contribuem para o que Schwartezenberg (1977) classifica como espetáculo da política, baseado na personalização do poder. A política espetáculo Se o investimento em tecnologia e o aumento dos fluxos globais redefinem os papéis dos atores sociais e, de certa maneira, fortalece a mídia, os que estão distantes dela ficam em condição de marginalidade política. O rádio, nesse contexto, dá visibilidade e facilita o ingresso de seus profissionais na vida pública. Para Schwartzenberg (1977), o rádio constitui instrumento de repersonalização do poder, já que “para além do critério racional, pode despertar sentimentos de atração ou repulsão, simpatia ou antipatia, através de contato direto – ainda que ilusório – que se estabelece entre o líder e o ouvinte” (1977, p.179). Além disso, para o autor, ao se dirigir mais à sensibilidade do ouvinte, a intervenção puramente oral está sujeita a oferecer um conteúdo mais pobre ao cidadão. Entretanto, Schwartzenberg (1977) ressalta: Não nos esqueçamos, entretanto, que o rádio estabelece uma relação pessoal entre o líder e o ouvinte. Abre, portanto, um novo campo à personalização da política. Ainda que o ouvinte não tenha a sensação de estar ouvindo a “voz do dono” – caso das ditaduras – domina-o a impressão de que sua existência transcorre familiarmente ligada à do ou dos líderes, cujas pessoas vão se tornando melhor conhecidas que seus programas. Aliás, não constitui a voz um dos primeiros critérios em que se esteia a reação de simpatia ou, pelo contrário, de antipatia, diante de um desconhecido? (SCHWARTZENBERG, 1977, p.181) Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012 6 Arcine e Passeti (2010) vêm corroborar a teoria da personalização da política. Para eles, os eleitores fazem suas escolhas mais pela imagem do candidato do que pelos programas de governo. Segundo Arcine e Passeti (2010), o eleitorado tende a escolher um candidato de acordo com a imagem que mais se identificam e isso se justifica no fato de que os políticos possuem inúmeras estratégias [...]. Esses candidatos se comportam/atuam de acordo com os desejos da população e é através disso que constroem seus discursos. É nesse momento que é possível observar se determinado político está enfatizando os valores de suas ideias ou o valor de sua plataforma política, se está atacando a oposição ou defendendo sua campanha e se reconhece o valor do cidadão e de suas necessidades. (ARCINE e PASSETI, 2010, p.4) Neste sentido, Schwartezenberg (1977) criou uma tipologia parra classificar políticos e líderes, já que, para ele, “a política, outrora, eram ideias. Hoje, são pessoas. Ou melhor, as personagens. Pois cada dirigente parece escolher um emprego e desempenhar um papel. Como num espetáculo” (1977, p.9). Partindo da teoria de Schwartzenberg (1977), a maior preocupação daqueles que se inserem em disputas eleitorais é com a imagem a ser passada para a opinião pública. Assim, o político seleciona (ou cria) os traços de sua personalidade que ele deseja submeter à opinião pública. Os líderes, segundo o autor, podem assumir quatro papéis principais. O primeiro deles, o “herói” é o homem excepcional, fadado ao triunfo, e depois à apoteose. O homem das façanhas, do entusiasmo e da glória. Em suma: o ídolo, proposto ao culto dos mortais. É o salvador, quase messias. O chefe providencial, chefe genial, médium do espírito nacional. É o profeta de sua raça. Sempre imerso no solene, no sublime, na ênfase. (SCHWARTZENBERG, 1977, p.19) Apesar de seu entusiasmo e de suas façanhas, ao interpretar o papel de “herói”, o político pode se esquecer de quem realmente é, por estar em constante representação. Mesmo assim, ele traz garantia para a população, pois herói não pode errar. “Além do esplendor e do sonho, o herói também fornece a certeza. Tendo o domínio da segurança, ele ajuda a vencer a angústia, a incerteza dos períodos difíceis e de mudanças” (SCHWARTZENBERG, 1977, p.23). Além do herói, Schwartzenberg (1977) conceitua o “igual a todo mundo”, que busca se aproximar do eleitorado pela identificação. “Nele, tudo é banal comum, convencional. Nada que o distinga. É apenas one of us, puro reflexo de nossas próprias Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012 7 pessoas, o presidente-espelho. Como se o leitorado o houvesse criado à sua própria imagem” (1997, p.51). O autor ainda descreve o “líder charmoso”, que busca seduzir e agradar a opinião pública. Nessa perspectiva, a população transfere para o líder desejos que não são capazes de realizar. Não basta apenas a simpatia para que entrem em ação a valorização por pessoa interposta e a projeção-identificação. O governado (ou o espectador) apela para o líder (ou para a estrela) e para ele transfere tudo o que teria desejado fazer, sem o conseguir. Identifica-se com esse líder charmoso. Por seu intermédio, ele “exerce” o poder, “participa” dos grandes debates, e de cúpulas. Tal como “vive”, por estrela interposta, aventuras que nunca há de conhecer. (SCHWARTZENBERG, 1977, p.75) “Nosso pai” também faz parte das categorias descritas por Schwartzenberg (1977). A ele, cabe, principalmente, trazer segurança. “O pai representa a ordem coercitiva, o Estado que domina, rege, subjuga. Acalma as pulsões sem as satisfazer, mas reprimindo-as” (1997, p.97). A partir dessa classificação, é possível analisar a postura de Alberto Bejani enquanto radialista e, também, durante o período da campanha eleitoral de 1988, cuja eleição ele saiu vitorioso. A voz do Comando 730 Carlos Alberto Bejani nasceu em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, em 27 de setembro de 1949. Filho de Hélio Klinger Bejani e Isa Portilho Bejani, veio para Juiz de Fora com o circo de sua família aos quatro anos de idade. Segundo Guerra (1991), sua mãe se instalou na cidade ao conhecer o pedreiro Geraldo Ferreira, a quem Bejani teria como pai. Em depoimento a Guerra (1991), Bejani afirma que foi do circo que “nasceu o meu amor pelo povo, que na sua sabedoria aprende a enfrentar e vencer a adversidade, seguindo os mais corajosos e ousados. O povo pode até não compreender direito o que está acontecendo, mas acredita e vai em frente” (1991, p.30). Vivendo em um bairro pobre da periferia de Juiz de Fora, Bejani trabalhou, na infância, como vendedor de pirulitos, lavador de para-brisas e engraxate. Na adolescência, teve experiências como vendedor em lojas de calçados e no Exército. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012 8 O rádio entrou na vida de Bejani no final de 1976, quando ele começou a frequentar a Rádio Industrial13 de Juiz de Fora “por mera falta do que fazer, esta é a verdade” (GUERRA, 1991, p.38). Desacreditado pelos profissionais da área na cidade, Bejani conseguiu sua primeira oportunidade na Rádio Correio da Serra, em Barbacena. Uma semana depois, sem saber direito como é que as coisas estavam acontecendo, já tinha um programa – o „Sábado Alegre‟, de 2 às 5 da tarde, e em dois meses estourei em audiência. O programa passou a ser o mais ouvido em Barbacena e nas cidades vizinhas. (GUERRA, 1991, p.39) Com o sucesso em Barbacena, Bejani foi convidado por emissoras juiz-foranas. Começou a trabalhar na Rádio Capital com um programa que ia ao ar de meia-noite às cinco da manhã em que conversa com trabalhadores que trocavam o dia pela noite. Entretanto, ganhou destaque na Rádio Nova Cidade, com o “Comando 730”. Com um carro, batizado de “Comando 730”, Bejani percorria os bairros de Juiz de Fora. Comecei a denunciar todos os abusos que aconteciam na cidade: o mau atendimento médico, a arbitrariedade policial, a desatenção dos poderes públicos para com os bairros mais pobres, tudo. Onde houvesse um problema qualquer, uma injustiça, o „Comando 730‟ aparecia, em poucos minutos, e tomava a defesa dos pobres da periferia. (GUERRA, 1991, p.41) Em depoimento a Guerra (1991), Bejani afirmou que percebeu a sua popularidade no dia de seu primeiro casamento, com Márcia Regina de Oliveira Bejani. Ele convidou os ouvintes da rádio para comparecerem à cerimônia e, no dia do casamento, mais de 500 táxis me acompanharam, de graça. Quando cheguei à entrada da Catedral, mais ou menos às 20 horas, não tinha nem jeito de entrar. Chamaram até a polícia, para evitar maiores problemas. Mais de duas mil pessoas acotovelaram-se nas imediações, dentro e fora da igreja. (GUERRA, 1991, p.45) A partir deste dia, Bejani, que pretendia se candidatar a vereador, decidiu lançar sua candidatura a prefeito. Os grandes partidos, contudo, não acreditaram na candidatura do radialista. Depois de fazer consulta ao TRE e descobrir que o partido ao 13 Inaugurada em 1949 pelo empresário fluminense Alceu Nunes da Fonseca, a emissora, de prefixo ZYT-9, seguia o modelo da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Segundo Bara e Pequeno (1991), a programação era baseada “radionovelas, programas de auditórios, participação de orquestras e conjuntos regionais, noticiários e reportagens externas” (1991, p.18). Com o surgimento da Rádio Difusora, em 1956, o empresário Sérgio Mendes, da nova emissora, adquire a Rádio Industrial e forma a cadeia DIAL. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012 9 qual estava filiado, o Partido Democrata Cristão (PDC), tivera o seu pedido de registro indeferido, Bejani se filiou no Partido da Juventude (PJ). Depois disso, as gozações só aumentaram, e o meu nome passou a ser objeto de brincadeiras nos principais pontos do centro da cidade. Muitos diziam que eu estava doido, por enfrentar as elites, as forças políticas tradicionais, sem dinheiro, sem partido e sem o mínimo de organização de campanha. (GUERRA, 1991, p.46) Desprovido de recursos financeiros para a campanha eleitoral, Bejani procurou um amigo sanfoneiro e outro, proprietário de um ônibus velho, para pedir ajuda. “Com esses dois amigos e um aparelho de som velho, dos mais vagabundos, lançamos o „Forró da Perereca‟, uma engraçada mistura de show e comício, e começamos a visitar os bairros da periferia todas as noites” (GUERRA, 1991, p.47). Nos comícios, o candidato pedia para que a população juntasse jornal velho para que ele pudesse pintar o seu nome e o seu número com pincel atômico e pregar na cidade. As dificuldades de campanha também se refletiram no programa televisivo do horário de propaganda eleitoral gratuita. Pela legislação, Bejani poderia utilizar 2 minutos, mas quando chegou ao estúdio foi informado de que teria somente 1 minuto e 27 segundos de programa. Na reta final da campanha, isso me ajudou muito a ganhar as eleições, pois o corte do programa era feito exatamente no momento em que eu anunciava as denúncias. Logo, logo, surgiu um boato que tomou conta da cidade: “Não estão deixando o Bejani falar a verdade. toda vez que ele vai denunciar alguma coisa, cortam a sua imagem na televisão”. (GUERRA, 1991, p.48) Incluindo a religiosidade em sua campanha, através da Nossa Senhora de Rosa Mística, Bejani atribuiu à santa a sua vitória no pleito eleitoral. “Foi uma inspiração divina, mandando que alguém olhasse pelos mais humildes. E acho que devo buscar também explicação nas raízes de minha própria existência como criança sofrida” (GUERRA, 1991, p.48). Ao final da campanha, o candidato se dizia convencido de sua vitória nas urnas. Afinal, encerrava a campanha sem gastar nada e a força que unia o povo era simplesmente uma proposta séria, um compromisso sagrado. Só a grande força das ideias, bem conduzida, pode mudar o destino dos que não têm voz e que não têm vez. E foi nesta mensagem, tenho certeza, que o povo acreditou. (GUERRA, 1991, p.52) Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012 10 Em 1988, Bejani venceu as eleições14, que ainda tinham apenas turno único, para a prefeitura de Juiz de Fora, com 33,8% dos votos válidos, o que representava 58.248 votos, e deixava para trás candidatos com significativa experiência na vida pública, como, Murílio Hingel15, que obteve a segunda colocação, e Mello Reis, ex-prefeito da cidade. Para Oliveira (1990), muitos fatores terão contribuído para a ascensão de Alberto Bejani. Inaugurando sua fase política, o ex-radialista, jogou em todo o seu passado como locutor a força de suas propostas que, em suma, basearam-se praticamente em apelos populares. O seu discurso, via de regra era um discurso que tratava poder e política como devendo ser controlados pelo dever moral como se isso resolvesse a questão do poder. Falando dos vícios dos candidatos, ou seja, dos políticos de modo geral, propunha sangue novo (o seu) na atividade política. [...] Assim, o exame do fenômeno Alberto Bejani está diretamente ligado ao momento em que o país ensaiou os primeiros passos – após vinte anos – de uma consolidação democrática ampla com a eleição direta em dois turnos para presidente da República. (OLIVEIRA apud BRINATI, 2010, p.46) Além de sua vitória para prefeito, Bejani levou o Partido da Juventude a eleger quatro vereadores, o que incluiu sua esposa, na época, Márcia Bejani, que foi a vereadora mais votada de Juiz de Fora em 1988. Considerações finais Alguns pontos significativos precisam ser considerados ao analisar a vitória de Alberto Bejani nas eleições de 1988. Primeiramente, Bejani jamais tinha tido qualquer experiência em carreira política antes de sua vitória. É necessário avaliar a importância desta eleição, em um cenário de sete candidatos, representantes dos tradicionais setores políticos da cidade. Além disso, Bejani desenvolveu uma campanha sem programa de governo e com poucos recursos financeiros para a confecção de materiais para propaganda. Entretanto, o candidato utilizou de uma estratégia de aproximação com a população, através de linguagem simples, do comício diferenciado, da utilização de declarações e 14 Resultado das eleições municipais em 1988, com a participação de 213.528 eleitores: Bejani (PJ) eleito – 58.248 votos – 33,8%; Hingel (PMDB) – 39.946 – 23,2%; Custódio (PSDB/PDT) – 33.113 – 19,2%; Mello (PDS/PDC/PSC) – 28.104 – 16,3%; Jorge Lima (PT) – 4.747 – 2,75%; José de Castro (PTB) – 4.091 – 2,4%; José Luiz Guedes (PSB/PCB/PCdoB) – 3.897 – 2,3%. (Fonte: TRE-MG) 15 Natural de Petrópolis (RJ), graduou-se em Geografia e História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. De 1967 a 1973, foi Secretário de Educação e Cultura em Juiz de Fora e Ministro da Educação, de 1992 a 1995, no governo Itamar Franco. Além disso, foi Secretário de Educação de Minas Gerais de 1999 a 2002. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012 11 denúncias espetaculares em jornais e da própria aparição no horário de propaganda eleitoral gratuita. Neste sentido, pela classificação de Schwartzenberg (1977). Alberto Bejani pode ser considerado um “igual a todo mundo”, já que a população mais carente se identificava com a sua vida sofrida, com seus instrumentos simples de campanha e com a sua linguagem sem rodeios. Apesar dessa ponderação, é importante ressaltar que a campanha de Bejani pode ser considerada como iniciada alguns anos antes, no “Comando 730”, embora sem que o próprio radialista imaginasse sua entrada para a vida pública, na época. Através do seu programa, com forte caráter assistencialista e de denúncia, Bejani se tornou conhecido e, além disso, tomou para si o lugar de defensor dos direitos do povo, o que o legitimou, junto a uma parcela significativa dos eleitores da cidade, a ingressar na carreira política. A partir desse ponto de vista, ele pode ser considerado, juntamente com o “igual a todo mundo”, um “herói”, já que defendia a população contra as irregularidades do serviço público e de causas que a camada menos favorecida da sociedade pedia que fossem solucionadas. A eleição de sua primeira esposa para vereadora confirmou o poder que ele tinha junto à população, identificado por ele mesmo desde o dia de seu casamento. Márcia Bejani não era comunicadora e também não era política. Seu único trunfo era ser esposa do fenômeno do rádio na cidade. Não há como negar que a experiência como comunicador de rádio de Bejani possibilitou a sua proximidade com a população e a empatia com as camadas mais humildes – principalmente pelo cunho popular de seu programa. Foi a partir daí que se solidificou a relação de identidade do radialista com seus ouvintes, que o transformariam em um personagem popular e, mais tarde, o prefeito eleito de Juiz de Fora em uma eleição disputada contra todas as tradicionais forças políticas da cidade. REFERÊNCIAS ABREU, A. Jornalismo cidadão. Revista Estudos Históricos, América do Norte, 1, ago. 2003. Disponível em: . Acesso em: 05 Mai. 2012. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012 12 ALDÉ, A. “A construção da política”: Cidadão comum, mídia e atitude política. Rio de Janeiro: 2001. Tese apresentada ao Instituto Universitário de Pesquisas Do Rio de Janeiro. ARCINE, Raquel de Freitas e PASSETI, Maria Célia Cortêz. A construção do ethos de identificação de José Serra em seu discurso de pré-candidatura para a eleição presidencial brasileira de 2010. II Seminário Nacional de Estudos da Linguagem, Cascavel, 2010. Disponível em: . Acesso em: 26 de abril de 2012. BARA, S.; PEQUENO, I. Os anos dourados do rádio em Juiz de Fora. Trabalho de conclusão de curso: UFJF, 1991. BRINATI, C. Jornalismo Político e identificação eleitoral: a construção da imagem de Carlos Alberto Bejani pelos jornais impresso de Juiz de Fora – MG. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2010. CIACCIA, F. e MANHANELLI, C. A história do rádio na política brasileira. Disponível em: . Acesso em: 26 de abril de 2012. GUERRA, J. Frente à frente com Bejani. Belo Horizonte: Armazém de ideias, 1991. KASEKER, M. P. O desempenho eleitoral de radialistas políticos nas eleições proporcionais de 2002 no Paraná. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004. Disponível em: . Acesso em: 24 de abril de 2012. MOREIRA, S. V. Rádio Palanque. Rio de Janeiro: Mil Palavras, 1998. PASSINI, J. A política espetáculo e os ouvintes: artifícios para conquistar a opinião pública. Disponível em: http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/8/89/GT5Texto008.pdf. Acesso em: 26 de abril de 2012. RODRIGUES, F. A mídia como ponte entre o céu e o inferno na política: ascensão e queda midiática do prefeito Alberto Bejani (Juiz de Fora). In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Natal, 2008. Disponível em: . Acesso em: 24 de abril de 2012. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto - MG – 28 a 30/06/2012 13 SCHWARTZENBERG, R. O Estado Espetáculo. São Paulo: Círculo do Livro, 1977.




Voltando ao presente





 compartilhar:   
http://app.em.com.br/access/noticia_127983242361/772364/62/eq.gif
 postado em 14/06/2016 06:00 / atualizado em 14/06/2016 07:27




Condenado em segunda instância, ex-prefeito foi preso no sábado (foto: Marcelo Ribeiro/Tribuna de Minas)


Sem conseguir habeas corpus, a defesa do ex-prefeito de Juiz de Fora Carlos Alberto Bejani (PSL) aposta em uma mudança de posição do Supremo Tribunal Federal (STF) para conseguir soltar seu cliente. Segundo o advogado Ricardo Fortuna, existe uma expectativa de que o STF paute no dia 22 uma ação declaratória de constitucionalidade proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que pede que as prisões de condenados só sejam executadas depois do trânsito em julgado. Condenado em segunda instância por corrupção passiva, o ex-prefeito de Juiz de Fora Carlos Alberto Bejani (PSL), está preso na Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, em Juiz de Fora. Ele foi detido  sábado em casa por ordem do Superior Tribunal de Justiça, que determinou a execução provisória da condenação a sete anos e nove meses de prisão em regime fechado. A sentença é relativa ao período que Bejani estava no comando da cidade, entre 1989 e 1992.

Saiba mais







“A defesa confia na chance de o STF virar essa página triste da história, porque o plenário composto por ministros constitucionalistas está lá para cumprir a Constituição e não fazer uma interpretação ostensiva. Confiamos numa reviravolta desta questão que autorizou a execução provisória, o que virá a beneficiar o Bejani”, afirma o advogado Ricardo Fortuna.

O ex-prefeito já havia ficado preso por dois meses antes, na Operação Pasárgada, da Polícia Federal, que investigou um esquema de desvios no Fundo de Participação dos Municípios. Ele foi detido em abril de 2008 e cumpriu temporada na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem. Foi liberado em maio e voltou à prisão em junho, na Operação de Volta a Pasárgada. À época ele foi preso por porte ilegal de armas. Os policiais também acharam R$ 1,12 milhão em espécie em sua casa. As prisões o levaram a renunciar ao cargo de prefeito que ele ocupava na época e, na sequência, anunciar sua saída da política.

Na Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, Bejani estava preso até a manhã de ontem junto com outros detentos, mas a defesa do ex-prefeito reivindica que ele fique isolado. Alega que ele tem esse direito por ter sido vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, quando foi deputado estadual. Nesse cargo, ele participou de várias investigações a criminosos e, por isso, sofreria risco à sua integridade física.




STJ nega recurso, e Bejani continua preso
Colegiado não aceita agravo regimental interposto por defesa, e ex-prefeito permanece em Linhares. Página 5

Por Tribuna de Minas
Juiz de Fora, QUARTA-FEIRA, 22 de junho de 2016

PRESO POR CORRUPÇÃO PASSIVA/AGRAVO REGIMENTAL

EDUARDO MAIA
Repórter

O Colegiado da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou desprovido, ou seja, não aceitou o agravo regimental interposto pela defesa do ex-prefeito Alberto Bejani (PSL). O político foi preso pela Polícia Civil na manhã do último dia 11 e levado par a Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, no Linhares, após ser condenado por corrupção passiva, com pena de sete anos e nove meses em regime fechado. No julgamento, realizado na tarde de ontem, em Brasília, o voto foi feito em lista, sem debate ou detalhamento da decisão do relator, o ministro Joel Ilan Paciornik, segundo a assessoria de comunicação do STJ. A defesa havia impetrado o agravo regimental no dia 6 de junho, após a decisão monocrática do ministro em proceder à execução da pena no julgamento de segunda instância. O ex-prefeito permanece preso.

Em decisão monocrática publicada no dia 18 de maio, Paciornik determinou a execução provisória da pena imposta ao político, remetendo cópia dos atos do processo ao Tribunal de Justiça me Minas Gerais (TJMG). A defesa de Bejani protocolou, no dia 31 e maio, um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), que foi considerado inviável pelo ministro Dias Tóffoli até a apreciação do colegiado do STJ. Tófolli determinou a análise colegiada, mantendo a execução da pena ao considerar a jurisprudência aprovada pela corte em fevereiro deste ano, de prisão do réu após o julgamento em segunda instância.

A Tribuna não conseguiu falar com a defesa de Bejani, Na semana passada, o advogado do ex-prefeito, Ricardo Fortuna, afirmou que a expectativa agora é que seja declarado constitucional o dispositivo do Código de Processo Penal, que regula a presunção de inocência, o que, em tese, permitirá o réu responder em liberdade. A matéria deverá ser julgada hoje no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Tribuna de Minas – Quarta-Feira – 22/06/2016 – p. 5


Ex-prefeito permanecerá em Linhares




CORRUPÇÃO
Carlos Alberto Bejani foi condenado em decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Joel Ilan Paciornik



Ele foi detido após cumprimento de ordem judicial e levado para a penitenciária Ariosvaldo Campos Pires


PUBLICADO EM 11/06/16 - 14h11
DA REDAÇÃO
Foi preso na manhã deste sábado (11), em Juiz de Fora, o ex-prefeito da cidade da Zona da Mata, Carlos Alberto Bejani. Ele foi detido após cumprimento de ordem judicial e levado para a penitenciária Ariosvaldo Campos Pires. A prisão de Bejani foi autorizada após decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Joel Ilan Paciornik. 
Na última quarta-feira, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), já havia negado seguimento (julgou inviável) ao Habeas Corpus, em que a defesa do ex-prefeito questionava decisão que determinou a execução provisória da pena a ele imposta. Bejani foi condenado pela Justiça estadual à pena de 7 anos e 9 meses de reclusão, em regime inicial fechado, pela prática do crime de corrupção passiva.
O habeas corpus questionou decisão de relator de recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, ao acolher pedido do Ministério Público Federal (MPF), determinou a remessa de cópia dos autos ao juízo de primeira instância, a fim de que proceda à execução provisória da pena. O requerimento do MPF teve como base o entendimento do Plenário do Supremo firmado no HC 126292. No julgamento, ocorrido em 17 de fevereiro último, a Corte entendeu, por maioria, que a pena pode ser cumprida após confirmação da sentença em segunda instância. No caso dos autos, a condenação do ex-prefeito foi mantida no julgamento de apelação pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
A defesa sustentava que a execução provisória da pena a partir da segunda instância poderia incorrer em reformatio in pejus, uma vez que ficou assegurado na sentença o direito de seu cliente recorrer em liberdade, não tenho o MP recorrido desta parte da decisão.
Defesa
De acordo com o advogado Marcelo Leonardo, representante da defesa de Bejani, o processo ainda não está concluído e há recursos pendentes. "O prefeito foi preso em decorrência de uma ordem do ministro relator do STJ. Contra a decisão do ministro, fizemos um agravo regimental que está pendente de julgamento na 5ª turma do STJ. Paralelamente a isso, o processo dele ainda não terminou. Há recursos pendentes. A decisão é provisória. A nova orientação do STF, de fevereiro, ordenou o inicio da execução. Apesar disso, ele poderia ter aguardado o julgamento em liberadde. Por isso fizemos o agravo", diz o jurista, afirmando, ainda, que não há previsão para a saída de Bejani da penitenciária. 
Histórico
No ano passado, Bejani já havia sido condenado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a sete anos e nove meses de prisão por corrupção passiva. O processo envolvendo o ex-chefe do executivo municipal se iniciou há 19 anos. Ele foi julgado por corrupção.
De acordo com o processo, durante seu primeiro mandato como prefeito (1989 – 1993), Bejani teria beneficiado a Construtora Paquiá Ltda por meio de licitações que somaram, na época, Cr$ 30 milhões, cerca de R$ 361 mil em valores atualizados.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) apurou que Bejani vendeu um terreno seu por Cr$ 1 milhão (R$ 12 mil) para o proprietário da Paquiá, José Manoel Raposo. A quantia era 80% inferior ao valor venal do imóvel. Depois de ter recebido o dinheiro da venda, Bejani ainda teve depositado Cr$ 1,1 milhão (R$ 13,2 mil) em sua conta pela mesma empresa. Em seguida, a construtora ganhou várias licitações promovidas pela prefeitura de Juiz de Fora.
O acórdão do processo mostra que o Ministério Público denunciou três obras irregulares executadas pela Paquiá. A primeira é referente à execução de serviços de captação de águas que custou Cr$ 2,5 milhões (R$ 30 mil). As outras duas obras foram contratadas para a construção das escolas municipais Santa Cecília e São Geraldo a um custo de Cr$ 17,7 milhões (R$ 205 mil) e mais Cr$ 10,5 milhões (R$126,5 mil) por meio de aditivo contratual.
Em justificativa publicada no processo, a defesa alegou que o ex-prefeito vendeu o terreno mais barato por passar dificuldades financeiras. “O denunciado esclarece que passava por dificuldades financeiras na ocasião e o Sr. José Manoel Raposo era seu companheiro e por quem nutria uma perfeita amizade. Portanto, aceitou um empréstimo pelo mesmo à sua pessoa, que foi pago parceladamente.”





Quarta-feira, 08 de junho de 2016
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento (julgou inviável) ao Habeas Corpus (HC) 134814, em que a defesa do ex-prefeito de Juiz de Fora (MG) Carlos Alberto Bejani questionava decisão que determinou a execução provisória da pena a ele imposta. Bejani foi condenado pela Justiça estadual à pena de 8 anos e 4 meses de reclusão, em regime inicial fechado, pela prática do crime de corrupção passiva.
O habeas corpus questionou decisão de relator de recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, ao acolher pedido do Ministério Público Federal (MPF), determinou a remessa de cópia dos autos ao juízo de primeira instância, a fim de que proceda à execução provisória da pena. O requerimento do MPF teve como base o entendimento do Plenário do Supremo firmado no HC 126292. No julgamento, ocorrido em 17 de fevereiro último, a Corte entendeu, por maioria, que a pena pode ser cumprida após confirmação da sentença em segunda instância. No caso dos autos, a condenação do ex-prefeito foi mantida no julgamento de apelação pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
A defesa sustentava que a execução provisória da pena a partir da segunda instância poderia incorrer emreformatio in pejus, uma vez que ficou assegurado na sentença o direito de seu cliente recorrer em liberdade, não tenho o MP recorrido desta parte da decisão.
Decisão
Ao analisar o caso, o ministro Dias Toffoli destacou inicialmente a inadmissibilidade do habeas corpus, uma vez que se volta contra decisão monocrática do STJ que ainda não foi submetida à apreciação de colegiado naquela corte.
Em seguida, lembrou que no precedente do Supremo – HC 126292 – o réu também obtivera direito de recorrer em liberdade. Contudo, naquela ocasião, o Plenário fixou orientação no sentido de que a execução provisória da sentença penal condenatória já confirmada em apelação, ainda que sujeita a recurso especial ou extraordinário, não implica ofensa ao princípio constitucional da presunção de inocência. “O entendimento do Superior Tribunal de Justiça, ao determinar a execução provisória da pena imposta ao paciente, não configurou reformatio in pejuse nem afrontou a jurisprudência fixado pelo Supremo”, afirmou o ministro.
Assim, o ministro negou seguimento ao HC ao entender que não ficou demonstrada qualquer ilegalidade flagrante nos autos.
AR/CR,AD
Processos relacionados
HC 134814




Bejani e O Palhaço Carequinha

O Bom Menino
Carequinha
 
O bom menino não faz pipi na cama
O bom menino não faz malcriação
O bom menino vai sempre à escola
E na escola aprende sempre a lição

O bom menino respeita os mais velhos
O bom menino não bate na irmãzinha
Papai do céu protege o bom menino
Que obedece sempre, sempre a mamãezinha

Por isso eu peço a todas as crianças
Muita atenção para o conselho que eu vou dar

(falado)
Olha aqui.
Carequinha não é amigo de criança que passa de noite da sua cama pra cama da mamãe
E também não é amigo de criança que rói unha, e chupa chupeta.
Tá certo ou não tá?
Táaaaaaa

Eu obedeço sempre a mamãezinha
Então aceite os parabéns do Carequinha.

O bom menino...

(falado)
Olha aqui.
Carequinha só gosta de criança que respeita mamãe, papai, titia e vovó
E seja amigo dos seus amiguinhos
E também que coma na hora certa, e durma na hora que a mamãe mandar.
Tá certo ou não tá?
Táaaaaaa

Eu obedeço sempre a mamãezinha
Então aceite os parabéns do Carequinha.
-Viva o bom menino
Vivaaa

Trapezistas órfãos de pai na infância conduzidos aos picadeiros da vida.

Da glória e da fama.

Ambos com expertises nos circos da arte e do poder.

Não por coincidência sobrinho e tio.



Carequinha - O Bom Menino




JUIZ DE FORA - 5/4/2006 - 10:40
Notícias de: PREFEITO



Prefeito decreta luto oficial de três dias pela morte de Carequinha

O prefeito Alberto Bejani decretou luto oficial de três dias pela morte de George Savalla Gomes, o Palhaço Carequinha, aos 90 anos. Ele morreu nesta quarta-feira, em sua casa, em São Gonçalo, no Rio, após passar mal durante a madrugada, com dores no peito. Uma ambulância foi chamada, mas quando os paramédicos chegaram ele já havia morrido.

Consternado com a morte, o prefeito Alberto Bejani, que é sobrinho de Carequinha, sintetizou: “morreu a alegria do Brasil”. Ele lembrou que Juiz de Fora prestou a última homenagem a Carequinha com o desfile do Bloco do Beco, na sexta-feira de Carnaval, que teve como enredo “Homenagem ao Palhaço Carequinha. Um beijo no coração!”. Carequinha esteve presente ao desfile e recebeu de perto o carinho do povo de Juiz de Fora que o saudou pelas ruas da cidade. “Ele mereceu cada homenagem por toda a alegria que trouxe ao povo brasileiro em quatro gerações”, acrescentou Bejani.

No dia 31 de maio do ano passado, quando Juiz de Fora completou 155 anos, Carequinha também esteve presente na cidade para receber a medalha do Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld, a maior distinção do município, com o qual foi homenageado. O prefeito Alberto Bejani afirmou, em janeiro deste ano durante o período de internação de Carequinha na Santa Casa de Misericórdia que, na ocasião do aniversário da cidade deste ano, ele iria passar uma semana se apresentando para as crianças das escolas municipais.

O prefeito Alberto Bejani embarcou para o Rio de Janeiro nesta quarta-feira, às 11h, para o velório de Carequinha em São Gonçalo. O corpo está sendo velado no Centro Cultural Joaquim Lavoura, na Avenida Kennedy, e o enterro será às 17h no Cemitério São Miguel.


Carequinha

George Savalla Gomes nasceu no dia 18 de julho de 1915, em Rio Bonito (RJ). Sua mãe, Elisa Savalla, e o pai, Lázaro Gomes, eram trapezistas. Ela estava em cena no placo quando sentiu as dores do parto. Carequinha nasceu no Circo Peruano, que era de propriedade de seu avô, José Rosa Savalla. O pai morreu dois anos depois e foi o seu padrasto, Ozório Portilho, que o levou ao picadeiro pela primeira vez quando tinha cinco anos. Ali mesmo colocou uma peruca de careca no menino e lhe deu o nome artístico de Palhaço Carequinha.

Carequinha cresceu nos picadeiros, mas levou seus shows para muito além deles. Representou o Brasil quatro vezes no exterior. Venceu o concurso na Itália de palhaço mais moderno do mundo, representando o Brasil no 1º Festival Internacional de Clowns. Na televisão, Carequinha também foi pioneiro, sendo o primeiro palhaço a ter um programa na TV Tupi, em 1951. O Circo Bombril ficou no ar por 16 anos. Nos anos 80, foi apresentador de um programa infantil na TV Manchete.

Carequinha gravou 26 discos e suas músicas tornaram-se muito populares. Seus maiores sucessos foram "O bom menino", "A marcha do carrapato" e "Parabéns parabéns". Fez também sucesso com tradicionais canções de roda, como "Escravos de Jó", "Ciranda cirandinha", "Carneirinho carneirão" e "O cravo brigou com a rosa".

*Outras informações com a Secretaria de Comunicação e Qualidade pelo telefone 3690-7374.



Em 1962, o palhaço de circo Carequinha gravou o samba "O engraxate".



José Leão - Quinteto Vocal do Clube do Guri - ELE É ENGRAXATE - Luiz Antonio











Nenhum comentário:

Postar um comentário