segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Crítica e Auto-Crítica da Crítica

De férias após congestão de panetone


Em férias, blog busca uma saída pós-Odebrecht

Josias de Souza
26/12/2016 00:31





Pegou muito mal. Não foi um sujeito qualquer. Foi o nosso presidente, o próprio Emílio Odebrecht, quem disse. Em autodelação à Lava Jato, ele contou que vinha governando o Brasil há décadas. Mantinha todos os pró-homens da República na folha do Departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht. A revelação expôs a incompetência da imprensa. E o blog, que sempre imaginou que as ordens partissem do Palácio do Planalto, decidiu fazer uma reciclagem.
Em férias a partir desta segunda-feira (26/12), o repórter se dedicará nas próximas duas semanas a sondar o abismo, que é o outro nome do Brasil pós-Odebrecht. Para evitar novos erros, convém responder rapidamente a grande indagação: o que será do país sem o Departamento de Propinas da Odebrecht? Em meio a tanta esculhambação, é preciso reconhecer que a única coisa que funcionava bem no Brasil era o Departamento de Operações Estruturadas. O grande erro foi a tentativa de dissimulação.
Se a Odebrecht tivesse se apropriado abertamente do governo, não estaria agora sendo acusada pela força-tarefa da Lava Jato de comprar o governo dos outros. Um governo escancaradamente da Odebrecht substituiria o regime constitucional brasileiro com muitas vantagens. Os políticos teriam que justificar o dinheiro recebido batendo o ponto. Os congressistas teriam de molhar a camisa de segunda a sábado, em horário comercial, sob pena de serem demitidos pela Odebrecht.
As obras seriam todas da Odebrecht. A exclusividade eliminaria o inconveniente da formação de carteis. E haveria um surto de moralidade no país. A democracia estaria preservada. A cada quatro anos uma subsidiária diferente da Odebrecht assumiria o poder. A Construtora Odebrecht seria substituída pela Odebrecht Energia, que seria sucedida pela Brasken, que daria lugar à Odebrecht Óleo e Gás… A auto-alternância no poder causaria inveja no resto do mundo. E a Odebrecht não precisaria mais comprar políticos da oposição, já que se oporia a si mesma.
Durante as férias, o repórter pretende reunir elementos capazes de demonstrar que a alternativa ao abismo talvez seja converter a nação brasileira, oficialmente, numa imensa Odebrecht. Se o Departamento de Operações Estruturadas fez e desfez por tanto tempo, alguma coisa há de ter feito —ou desfeito— de bom para os políticos. E poderia fazer o mesmo pelo povo brasileiro.
Bem verdade que haveria o inconveniente de ter que revogar a República. Mas quem conseguiu implantar uma cleptocracia com tanta facilidade não teria dificuldade para comprar um projeto de lei restaurando a monarquia no Brasil. Marcelo Odebrecht, o príncipe herdeiro, está na cadeia. Entretanto, se o ministro Teori Zavascki homologar o acordo de delação premiada, a cana será revogada no final de 2018. Aguardem. O blog volta em duas semanas com a solução para livrar o Brasil do abismo em 2018.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na "Folha de S.Paulo" (foi repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). Leia mais
Sobre o blog
A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.


http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2016/12/26/em-ferias-blog-busca-uma-saida-pos-odebrecht/


Autocrítica
Por Ana Lucia Santana
A autocrítica refere-se à capacidade interna do indivíduo de realizar uma crítica de si mesmo. Ela implica na análise de seus atos, da sua maneira de agir, dos erros cometidos e das possibilidades de realizar uma autocorreção. Desta forma o sujeito se aprimora. Esse mecanismo é inerente ao processo de autoconhecimento – o ser conhece a si mesmo, identifica seus pontos fortes e fracos, suas potencialidades, e a partir daí corrige os rumos de sua jornada existencial, e se aplica também a um grupo social e a uma instituição.
Esta sucessão de movimentos psíquicos, que compõe o encontro do indivíduo consigo mesmo, e que passa necessariamente pela autocrítica, é mais complexa do que parece. Normalmente as pessoas estão tão mergulhadas na rotina, e preocupadas em ver no outro os defeitos que lhe são inerentes, bem como em julgar seus semelhantes, que se esquece de voltar-se para si mesmo e realizar um exame minucioso de suas próprias atitudes. Os que se aventuram nessa caminhada interior encontram em sua trilha melindres e suscetibilidades, bloqueios e outras tantas dificuldades.
Por outro lado, há pessoas extremamente perfeccionistas que exigem demais de si mesmas, e assim exageram na sua auto-avaliação, mergulhando fundo na autocrítica e só enxergando defeitos e sombras em seu íntimo. Enquanto os outros erram pela falta desta qualidade, estes pecam pelo seu excesso. É necessário encontrar sempre o equilíbrio nesses processos psicológicos.
Em doutrinas político filosóficas, como o marxismo-leninismo – junção das teorias de Karl Marx e de Vladimir Ilitch Ulianov, mais conhecido como Lênin -, a autocrítica é vista como um método científico e também enquanto exercício político constante. Através deste método os socialistas buscam a transformação da sociedade por meio da prática do Comunismo, resultado final de um desenvolvimento dialético – confronto entre tese e antítese, do qual brota a síntese, que se torna tese e dá seqüência a esse processo infinito. Esta forma de abordar a realidade engloba uma constante busca da verdade e do aperfeiçoamento de uma realidade, que assim passa por um exame permanente do real – a crítica – e pela procura de uma perfeição também interior – por intermédio da autocrítica.
Arquivado em: Psicologia


http://www.infoescola.com/psicologia/autocritica/





Arthur Schopenhauer
Alemanha
22 Fev 1788 // 21 Set 1860
Filósofo
 
115 Textos 213 Citações  Em Inglês
Crítica e Auto-Crítica
Assim como o homem carrega o peso do próprio corpo sem o sentir, mas sente o de qualquer outro corpo que quer mover, também não nota os próprios defeitos e vícios, mas só os dos outros. Entretanto, cada um tem no seu próximo um espelho, no qual vê claramente os próprios vícios, defeitos, maus hábitos e repugnâncias de todo o tipo. Porém, na maioria da vezes, faz como o cão, que ladra diante do espelho por não saber que se vê a si mesmo, crendo ver outro cão.
Quem critica os outros trabalha em prol da sua própria melhoria. Portanto, quem tem a inclinação e o hábito de submeter secretamente a conduta dos outros, e em geral também as suas acções e omissões, a uma atenta e severa crítica, trabalha na verdade em prol da própria melhoria e do próprio aperfeiçoamento, pois possui o suficiente de justiça, ou de orgulho e vaidade, para evitar o que amiúde censura com tanto rigor.

Arthur Schopenhauer, in 'Aforismos para a Sabedoria de Vida'


http://www.citador.pt/textos/critica-e-autocritica-arthur-schopenhauer


Last Christmas


Morreu o cantor George Michael
Músico britânico morreu aos 53 anos neste domingo de Natal. Não é conhecida a causa do óbito, mas o seu agente adianta que "faleceu pacificamente em casa"
2016-12-25 23:07


http://www.tvi24.iol.pt/musica/25-12-2016/morreu-cantor-george-michael




Last Christmas - GEORGE MICHAEL


Last Christmas
Wham!
 
Last Christmas

Happy Christmas

(Chorus)

Last Christmas I gave you my heart,
But the very next day,
You gave it away, (you gave it away)
This year, to save me from tears,
I'll give it to someone special, (special)

(REPEAT)

(Verse 1)

Once bitten and twice shy,
I keep my distance but you still catch my eye,
Tell me baby, do you recognise me,
Well, it's been a year, it doesn't surprise me.

Happy Christmas,
I wrapped it up and sent it,
With a note saying "I love you",
I meant it,
Now I know what a fool I've been,
But if you kiss me now,
I`ll know you've fool me again.

(Chorus)

Last Christmas I gave you my heart,
But the very next day,
You gave it away (you gave it away),
This year to save me from tears,
I'll give it to someone special (special).

(Repeat)

Oh, Oh Baby.

(Verse 2)

A crowded room, friends with tired eyes,
I'm hiding from you and your soul of ice,
My God I thought you were,
Someone to rely on,
Me, I guess I was a shoulder to cry on.

A face on a lover with a fire in his heart,
A man undercover but you tore me apart,
Oooh Ooh,
Now I've found a real love,
You'll never fool me again.

(Chorus)

Last Christmas I gave you my heart,
But the very next day,
You gave it away (you gave it away),
This year to save me from tears,
I'll give it to someone special (special).

(Repeat)

Face on a lover with a fire in his heart,
A man undercover but you tore him apart.

Maybe next year.

I'll give it to someone,
I'll give it to someone special.
No último Natal

Feliz Natal

(Refrão)

No último Natal, eu te dei meu coração,
Mas no dia seguinte,
Você jogou fora, (Você jogou fora)
Este ano, para me salvar das lágrimas,
Eu o darei para alguém especial, (especial)

(Bis)

(1º verso)

Uma vez magoado, terei mais cuidado no futuro,
Eu fico longe, mas você ainda chama a minha atenção,
Diga-me, baby, você me reconhece?
Bem, já passou um ano, isso não me surpreende.

Feliz Natal,
Eu embrulhei e enviei,
Com um bilhete escrito "Eu te amo",
É sério,
Agora sei o quanto eu fui tolo,
Mas se você me beijasse agora,
Eu sei que você me enganaria de novo.

(Refrão)

No último Natal, eu te dei meu coração,
Mas no dia seguinte,
Você jogou fora, (Você jogou fora)
Este ano, para me salvar das lágrimas,
Eu o darei para alguém especial, (especial)

(Bis)

Oh, Oh Baby.

(2º verso)

Um lugar lotado,amigos com olhos cansados,
Eu estou me escondendo de você e da sua alma gelada,
Meu Deus, eu pensei que você fosse,
Uma pessoa confiável,
Eu? Acho que eu era um ombro para chorar.

Um rosto num amante com um fogo no coração
Um garoto escondido, mas você me faz sofrer
Oooh Ooh,
Agora que eu encontrei um amor verdadeiro,
Você nunca me enganará de novo.

(Refrão)

No último Natal, eu te dei meu coração,
Mas no dia seguinte,
Você jogou fora, (Você jogou fora)
Este ano, para me salvar das lágrimas,
Eu o darei para alguém especial, (especial)

(Bis)

Um rosto num amante com um fogo no coração,
Um garoto escondido, mas você me faz sofrer.

Talvez ano que vem.

Eu o darei para alguém,
Eu o darei para alguém especial.


Composição: George Michael ·
Traduzida por Heloiza


https://www.letras.mus.br/wham/42667/traducao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário