quinta-feira, 6 de abril de 2017

Fantasmas da Odebrecht pairam sobre o Maracanã

Definição Popular
O Maracanã é um estádio de espírito.

OPINIÃO: APÓS A REFORMA, O ESPÍRITO DO MARACANÃ MORREU





Reforma do Maracanã motivou prisão de Sérgio Cabral
A obra custou 1,2 bilhão de reais, o dobro do valor previsto. Até o momento foram detectadas irregularidades de quase 200 milhões de reais.





'Preso' em Nova York, José Maria Marin completa um ano de ‘calvário’ nos EUA
Julgamento de Marin está marcado para apenas novembro de 2017


Marin está envolvido em um grande esquema de corrupção na FifaReuters



EXCLUSIVO: MARCELO ODEBRECHT DIZ QUE DILMA SABIA DE TUDO



Odebrecht pede R$ 60 milhões para repassar concessão do Maracanã



O Maracanã hoje:
Novas fotos mostram estado de abandono do Maracanã por dentro
Em imagens divulgadas pela AP, até bancos de reservas aparecem rasgados





História - Estádio Mário Filho (Maracanã) - 65 anos
terça-feira, 16 de junho de 2015.
DATA HISTÓRICA
450 anos do Rio de Janeiro, Futebol

Em 16 de junho de 1950, com a realização de uma cerimônia formal, era inaugurado o Estádio Mario Filho, conhecido mundialmente como Maracanã. No dia seguinte ocorreu o primeiro jogo, um amistoso entre as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo, que terminou com vitória dos paulistas por 3 x 1. A partida consagrou o meio-campista da equipe carioca Didi, do Fluminense, como autor do primeiro gol no estádio, e o goleiro paulista Osvaldo Pisoni como primeiro a levar um gol.



BIBLIOTECA NACIONAL-1430.JPG

Foto panorâmica do estádio - Primeira página do Diário da Noite de 16/06/1950

No dia 16 de junho de 1950 o Jornal Diário da Noite publicou na sua primeira página:
"Hoje: presente régio à cidade - UM ESTÁDIO PARA A COPA DO MUNDO - De onde ponta-pés famosos abalarão os desportistas do Mundo."
O jornal prossegue na página seis com a seguinte descrição:
"A maior praça de esportes da América do Sul - a segunda do planeta - abrirá, assim suas portas para a Copa do Mundo, oferecendo as visitantes estrangeiros uma realidade que resiste ao confronto do que de mais moderno, vasto e elegante possa existir, nos países mais avançados esportivamente.
O Estádio Municipal visto na profusão dos seus detalhes, na amplitude de seus compartimentos, observando-se a técnica do traçado, - é qualquer coisa empolgante, que promove exclamações, sobretudo se considerado como obra gigantesca, construída numa blitz de poucos meses de trabalho diuturno. Se não restassem empreendimentos outros a assinalar o rastro que a administração do prefeito Mendes de Moraes deixa na capital da República, - o Estádio Municipal cobriria esse claro, e disso terão certeza os leitores quando percorrerem, por ocasião das pelejas internacionais da Copa, as enormes galerias de cimento armado do Municipal."
Leia a matéria no jornal Diário da Noite
Leia os periódicos da época que falaram do Maracanã







"Estádio fantasma" e vermes no gramado: CNN mostra abandono no Maracanã





Vice do Flamengo é preso pela PF; diretoria estuda medidas no futebol
Flávio Godinho foi levado por agentes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal nesta quinta-feira. Problema atinge em cheio departamento de futebol

Notícias STF
Quarta-feira, 05 de abril de 2017
Liminar suspende ordem de prisão de Flávio Godinho
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar no Habeas Corpus (HC) 141478 para suspender os efeitos da ordem de prisão preventiva de Flávio Godinho, decretada pelo juízo da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro no âmbito da Operação Eficiência (desdobramento das operações Lava-Jato e Calicute).
Godinho, apontado como homem de confiança do empresário Eike Batista, foi denunciado pela suposta prática dos crimes de corrupção ativa e lavagem de ativos envolvendo contratos de obras públicas no Rio de Janeiro, investigação que abrange também o ex-governador Sérgio Cabral. O ministro determina ainda que o juízo de origem analise a necessidade de aplicação das medidas cautelares previstas no artigo 319 do Código de Processo Penal (CPP).
Na decisão, o ministro observou que a prisão foi decretada em razão da suspeita da prática de corrupção ativa, por oferecer e pagar 16,5 milhões de dólares a Cabral, sob a liderança de Eike Batista. Flávio Godinho teria sido o responsável por montar contratos internacionais de prestação de serviços de consultoria, forjando causa jurídica aparente à transferência de recursos, realizada no exterior.
Embora ressaltando a sua gravidade, o ministro explicou que tais fatos teriam acontecido entre 2010 e 2011, “consideravelmente distantes no tempo da decretação da prisão”, em janeiro deste ano. “O paciente não é acusado de manter um relacionamento constante com a suposta organização criminosa liderada por Sérgio Cabral. Pelo contrário, o relacionamento ter-se-ia esgotado em 2011”, afirmou. “Fatos antigos, sem indicação de reiteração, não autorizam a prisão preventiva”.
Outro item apontado como fundamento da prisão foi a tentativa de embaraço à investigação. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), os envolvidos, preocupados com o aprofundamento das investigações a partir de 2015, teriam realizados reuniões para combinar versões. Numa delas, Godinho teria estado presente e reforçado a necessidade de estudarem os contratos e manter versões compatíveis com os documentos. No HC, a defesa alega que reuniões dos investigados para traçar estratégias seria um direito inerente à ampla defesa, e sustenta que há um precedente do STF nesse sentido.
Sobre esse fundamento, o relator afirma que o Supremo ainda não afirmou que a prerrogativa de investigados se influenciarem uns aos outros e combinarem versões seria uma decorrência de direitos fundamentais. 
O ministro assinalou que, ainda que haja algum perigo à ordem pública e à instrução criminal, o risco pode ser contornado por medidas menos gravosas do que a prisão preventiva. Segundo o relator, não há notícia de que o investigado, além de participar da mencionada reunião, tenha adotado conduta para encobrir provas. Ele também não estaria na liderança da alegada organização criminosa, e, mesmo que tivesse a intenção de embaraçar a instrução criminal, “não está evidente o potencial do investigado de por em marcha plano para tanto”.
CF/AD

Processos relacionados
HC 141478





É falta na entrada da área
Adivinha quem vai bater
É o camisa 10 da Gávea

Ele tem uma dinâmica física, rica e rítmica
Seus reflexos lúcidos
Lançamentos dribles desconcertantes
Chutes maliciosos são como flashes eletrizantes
Estufando a rede num possível gol de placa

O galinho de Quintino chegou
Com garra, fibra e amor
Pode não ser um jogador perfeito, mas sua malícia
O faz com que seja lembrado
Pois mesmo quando não está inspirado
Ele procura a inspiração
E cada gol, cada toque, cada jogada
É um deleite para os apaixonados do esporte bretão

Camisa dez da Gávea – Jorge Ben, 1976

MARIO FILHO E O NEGRO NO FUTEBOL BRASILEIRO



FILHO, Mario: O negro no foot-ball brasileiro. Rio de Janeiro,1947



Mario Filho e O negro no futebol brasileiro: uma análise histórica sobre a produção do livro



A história do racismo no futebol brasileiro: Resenha do livro "O Negro no Futebol Brasileiro", de Mario Filho




Jorge Ben Jor - Camisa 10 da Gávea


Fio Maravilha explica problema com Jorge Ben Jor


Maria Alcina: ♫ Fio maravilha ♫ (VII FIC - 1972)


BR-3 - Tony Tornado e Trio Ternura – 1970

Referências


http://torcedores.com/noticias/2016/11/o-maracana-morreu
http://veja.abril.com.br/politica/reforma-do-maracana-motivou-prisao-de-sergio-cabral/
http://odia.ig.com.br/esporte/2016-11-03/preso-em-nova-york-jose-maria-marin-completa-um-ano-de-calvario-nos-eua.html
http://www.oantagonista.com/posts/exclusivo-marcelo-odebrecht-diz-que-dilma-sabia-de-tudo
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2017/01/1849457-odebrecht-pede-r-60-milhoes-para-repassar-concessao-do-maracana.shtml
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2017/02/novas-fotos-mostram-estado-de-abandono-do-maracana-por-dentro.html
https://www.bn.gov.br/noticia/2015/06/historia-estadio-mario-filho-maracana-65-anos
http://jovempan.uol.com.br/esportes/futebol/estadio-fantasma-e-vermes-no-gramado-cnn-mostra-abandono-no-maracana.html
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2017/01/pf-cumpre-mandado-de-prisao-contra-vice-presidente-do-flamengo-no-rio.html
http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=340169
http://www.historia.ufpr.br/monografias/2005/diosmar_jose_meira_almeida.pdf
file:///C:/Users/User/Desktop/2211-7690-1-PB%20(1).pdf
http://www.uff.br/esportesociedade/pdf/es2306.pdf
http://novo.fpabramo.org.br/content/historia-do-racismo-no-futebol-brasileiro-resenha-do-livro-o-negro-no-futebol-brasileiro-de


Nenhum comentário:

Postar um comentário