sexta-feira, 18 de agosto de 2017

O morro não tem vez... c/ Tom Jobim

..."O lamento da lavadeira", com Nilo Chagas e João Violão


Com os cantos dos também autores Tom Jobim e Monsueto

Afinal, o morro tem ou não vez?

Manifestos Sonoros Soberanos


O Morro Não Tem Vez
Tom Jobim


O Morro não tem vez
Tom Jobim
Composição: Tom Jobim / Vinícius de Moraes
 
O morro não tem vez
E o que ele fez já foi demais
Mas olhem bem vocês
Quando derem vez ao morro
Toda a cidade vai cantar

Morro pede passagem
Morro quer se mostrar
Abram alas pro morro
Tamborim vai falar

É 1, é 2, é 3, é 100
É 1000 a batucar

O morro não tem vez
Mas se derem vez ao morro
Toda cidade vai cantar


Morro pede passagem
Morro quer se mostrar
Abram alas pro morro
Tamborim vai falar

É 1, é 2, é 3, é 100
É 1000 a batucar

O morro não tem vez
Mas se derem vez ao morro
Toda cidade vai cantar
Composição: Tom Jobim / Vinícius de Moraes

Monsueto levando um lamento
Na cadência do ritmo da lavadeiras do morro





O Lamento da Lavadeira
Monsueto




 

Ô, dona Maria!
Olha a roupa, dona Maria
Ai, meu deus!
Tomara que não me farte água!

Sabão, um pedacinho assim
Olha a água, um pinguinho assim
O tanque, um tanquinho assim
E a roupa, um tantão assim
Para lavar a roupa da minha sinhá
Para lavar a roupa da minha sinhá
Para lavar a roupa da minha sinhá
Para lavar a roupa da minha sinhá

Quintal, quintalzinho assim
A corda, uma cordinha assim
O sol, um solzinho assim
E a roupa, um tantão assim
Para secar a roupa da minha sinhá
Para secar a roupa da minha sinhá
Para secar a roupa da minha sinhá
Para secar a roupa da minha sinhá

A sala, uma salinha assim
A mesa, uma mesinha assim
O ferro, um ferrinho assim
E a roupa, um tantão assim
Para passar a roupa da minha sinhá
Para passar a roupa da minha sinhá
Para passar a roupa da minha sinhá
Para passar a roupa da minha sinhá

Trabalho, um tantão assim
Cansaço, é bastante sim
A roupa, um tantão assim
Dinheiro, um tiquinho assim
Para lavar a roupa da minha sinhá
Para secar a roupa da minha sinhá
Para passar a roupa da minha sinhá
Para lavar a roupa da minha sinhá
Para secar a roupa da minha sinhá
Para passar a roupa da minha sinhá
Para lavar a roupa da minha sinhá
Para secar a roupa da minha sinhá

Vinicius de Moraes
Marcus Vinícius da Cruz de Melo Morais
19/10/1913 Rio de Janeiro, RJ
9/7/1980 Rio de Janeiro, RJ




"Em 1956, montou a peça "Orfeu da Conceição", com cenário de Oscar Niemeyer e música de um jovem pianista que lhe foi apresentado por Lúcio Rangel, no Bar Gouveia, em frente à Academia Brasileira de Letras: Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. A trilha sonora incluiu "Lamento no morro", "Se todos fossem iguais a você", "Um nome de mulher", "Mulher sempre mulher" e "Eu e você". As canções foram lançadas em disco por Roberto Paiva, Luiz Bonfá e Orquestra. Desse encontro, nasceria uma das mais fecundas parcerias da MPB, que marcaria definitivamente a música brasileira. A peça estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. No mesmo ano, o fox "Loura ou morena" foi gravado por Joel de Almeida."


Monsueto

Monsueto Campos Menezes
4/11/1924 Rio de Janeiro, RJ
17/2/1973 Rio de Janeiro, RJ


"Em 1956, Linda Batista gravou o samba "Levou fermento", parceria com José Batista. Nesse ano, teve mais três sambas gravados na Todamérica, "Rua Dom Manoel" e "Senhor Juiz", com Jorge de Castro na voz de Raul Moreno e "Tô chegando agora", com José Batista na voz de Odete Amaral. Na Sinter, Marlene gravou o samba "O lamento da lavadeira", com Nilo Chagas e João Violão."



O morro não tem vez


Referências

http://dicionariompb.com.br/vinicius-de-moraes/dados-artisticos
http://dicionariompb.com.br/monsueto/dados-artisticos

https://www.letras.com.br/tom-jobim-vinicius-de-moraes/o-morro-nao-tem-vez

Nenhum comentário:

Postar um comentário