sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Severa Atriz

“Foi a época das metáforas, mas isso não é o melhor, o melhor é a liberdade. Fica definitivamente combinado que o melhor é sempre a liberdade.” Marieta Severo

 “Vamos da Zona Norte à Zona Sul
Deixar a vida toda azul
Mostrar da vida o que faz bem
Praça Onze, Praça Onze” Chico Anísio / João Roberto Kelly




Singular e Plural

Chicos e chico

Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem.
Chico Xavier

“Praça 11” ficam “Caravanas” passa

Rancho da Praça Onze
Dalva de Oliveira
 

Esta é a Praça Onze tão querida
Do carnaval a própria vida
Tudo é sempre carnaval
Vamos ver desta Praça a poesia
E sempre em tom de alegria
Fazê-la internacional

A Praça existe alegre ou triste
Em nossa imaginação
A Praça é nossa e como é nossa
No Rio quatrocentão

Este é o meu Rio boa praça
Simbolizando nesta Praça
Tantas praças que ele tem
Vamos da Zona Norte à Zona Sul
Deixar a vida toda azul
Mostrar da vida o que faz bem
Praça Onze, Praça Onze

Composição: Chico Anísio / João Roberto Kelly


Rancho da Praça Onze
Dalva de Oliveira
Composição: Chico Anísio / João Roberto Kelly





Chico Buarque - "As Caravanas" (Vídeo Oficial)

-Foi aquele piá que jogou uma pedra na vidraça!


Chico Brown - Por dentro de "Massarandupió" (Chico Buarque - Caravanas)

Metaphobia

Is “media” singular or plural?





““Somos feitos da mesma história e, por isso, responsáveis todos, uns pelos outros”, discursa Newal diante de seu algoz no tribunal. “É o que eu diria para o nosso país neste momento.”” Marieta Severo 19.12.14




“Semana passada estava ouvindo Mercedes Sosa, e tinha uma música de ninar no CD que me fez dar muita risada. Era assim: “Dorme negrito que tu mamá está en el campo/que tu mamá está en el campo”. E, nessa hora, a cantiga sai e entra uma voz forte: “Trabajando, trabajando!!”[risos]. A mensagem social era encaixada onde desse, entendeu? “Marieta Severo 01.10.2004




“O meu amor”



Elba Ramalho e Marieta Severo - O meu amor (Chico Buarque)



“Incêndios”


Documentário INCÊNDIOS


Duerme negrito Lyrics

Duerme, duerme negrito,
que tu mama está en el campo, negrito...

Duerme, duerme negrito,
que tu mama está en el campo, negrito...*
Te va a traer codornices para ti,
te va a traer rica fruta para ti,
te va a traer carne de cerdo para ti.
te va a traer muchas cosas para ti.
Y si negro no se duerme,
viene diablo blanco
y ¡zas! le come la patita,
¡chacapumba, chacapún...!

Duerme, duerme negrito,
que tu mama está en el campo, negrito...

Trabajando,
trabajando duramente, trabajando sí,
trabajando y no le pagan, trabajando sí,
trabajando y va tosiendo, trabajando sí,
trabajando y va de luto, trabajando sí,
pa'l negrito chiquitito, trabajando sí,
pa'l negrito chiquitito, trabajando sí,
no le pagan sí, va tosiendo sí
va de luto sí, duramente sí.
Duerme, duerme negrito,
que tu mama está en el campo, negrito...

https://www.flashlyrics.com/lyrics/daniel-viglietti/duerme-negrito-37



Mercedes Sosa - 04 - Duerme Negrito
Mercedes Sosa Duerme Negrito Acústico en Suiza (1980)

Pequeña Serenata Diurna
Silvio Rodríguez 

Vivo en un país libre
cual solamente puede ser libre
en esta tierra, en este instante
yo soy feliz porque soy gigante.
Amo a una mujer clara
que amo y me ama
sin pedir nada
o casi nada,
que no es lo mismo
pero es igual

Y si esto fuera poco,
tengo mis cantos
que poco a poco
muelo y rehago
habitando el tiempo,
como le cuadra
a un hombre despierto.
Soy feliz,
soy un hombre feliz,
y quiero que me perdonen
por este día
los muertos de mi felicidad.

Composição: Silvio Rodríguez


Pequeña Serenata Diurna Silvio Rodriguez

Partido Alto
MPB-4
 
Diz que deu!
Diz que deu!
Diz que Deus dará
Não vou duvidar
Oh! Nega!
E se Deus não dá
Como é que vai ficar
Oh! Nega!
Diz que deu!
Diz que dá!
E se Deus negar
Oh! Nega!
Eu vou me indignar
E chega!
Deus dará! Deus dará!

Deus é um cara gozador
Adora brincadeira
Pois pra me jogar no mundo
Tinha o mundo inteiro
Mais achou muito engraçado
Me botar cabreiro
Na barriga da miséria
Eu nasci batuqueiro
Sou do Rio de Janeiro...

Diz que Deus dará
Não vou duvidar
Oh! Nega!
E se Deus não dá
Como é que vai ficar
Oh! Nega!
Diz que deu!
Diz que dá!
E se Deus negar
Oh! Nêga!
Eu vou me indignar
E chega!
Deus dará! Deus dará!

Jesus Cristo ainda me paga
Um dia ainda me explica
Como é que pôs no mundo
Essa pouca pobre coisica
Vou correr o mundo afora
Dar uma canjica
Que é prá ver
Se alguém se embala
Ao ronco da cuíca
E aquele abraço prá quem fica?

Diz que Deus dará
Não vou duvidar
Oh! Nega!
E se Deus não dá
Como é que vai ficar
Oh! Nega!
Diz que deu!
Diz que dá!
E se Deus negar
Oh! Nega!
Eu vou me indignar
E chega
Deus dará! Deus dará!

Deus me fez um cara fraco
Desdentado e feio
Pele e osso simplesmente
Quase sem recheio
Mas se alguém me desafia
E bota a mãe no meio
Eu dou pernada
A três por quatro
E nem me despenteio
Que eu já tô de saco cheio...

Diz que Deus dará
Não vou duvidar
Oh! Nega!
E se Deus não dá
Como é que vai ficar
Oh! Nega!
Diz que deu
Diz que dá
E se Deus negar
Oh! Nega!
Eu vou me indignar
E chega!
Deus dará! Deus dará!

Deus me deu mãos de veludo
Prá fazer carícia
Deus me deu muitas saudades
E muita preguiça
Deus me deu perna comprida
E muita malícia
Prá correr atrás de bola
E fugir da polícia
Um dia ainda sou notícia...

Diz que Deus dará
Não vou duvidar
Oh! Nega!
E se Deus não dá
Como é que vai ficar
Oh! Nega!
Diz que deu!
Diz que dá!
E se Deus negar
Oh! Nega!
Eu vou me indignar
E chega!
Deus dará! Deus dará!

Deus é um cara gozador
Adora brincadeira
Pois prá me jogar no mundo
Tinha o mundo inteiro
Mais achou muito engraçado
Me botar cabreiro
Na barriga da miséria
Eu nasci brasileiro
Sou do Rio de Janeiro...

Diz que Deus dará
Não vou duvidar
Oh! Nega!
E se Deus não dá
Como é que vai ficar
Oh! Nega!
Diz que deu!
Diz que dá!
E se Deus negar
Oh! Nêga!
Eu vou me indignar
E chega!
Deus dará! Deus dará!

Diz que deu! Diz que deu!
Diz que Deus dará!


Composição: Chico Buarque


Partido Alto
MPB-4
Composição: Chico Buarque

Chico Anysio: O personagem Justo Veríssimo, que é um político, sofre um assalto... E...

 Castor de Andrade no Jô Soares (07/03/1991)


Referências

http://www.dicionarioinformal.com.br/pi%C3%A1/
http://mundovelhomundonovo.blogspot.com.br/2016/05/3-por-1.html
http://istoe.com.br/397513_MARIETA+SEVERO/
http://revistatrip.uol.com.br/tpm/entrevista-com-marieta-severo

https://www.flashlyrics.com/lyrics/daniel-viglietti/duerme-negrito-37

Nenhum comentário:

Postar um comentário