terça-feira, 7 de novembro de 2017

Nitroglicerina Pura: PUM!

"(...) - É verdade mesmo? 
- Isso tá acontecendo? 
Vamos tocar mais uma vez? (...)" Jorge Helder

nitroglicerina
substantivo feminino
quím substância (C3H5N3O9) us. na fabricação da dinamite por suas propriedades explosivas e em farmacologia por sua ação vasodilatadora; glonoína.
ETIM nitr(i/o)- + glicerina

“Éter nítrico da glicerina, líquido, oleoso, amarelado, que se obtém ao acrescentar glicerina numa mistura de ácidos nítrico e sulfúrico concentrados. (É um explosivo poderoso, que entra na composição da dinamite.).”



Cancioneiro por parcerias

"Outras palavras: O ENCONTRO DOS DONS"






De repente, o artista se levanta e cantarola trechos de "A Banda" para o profeta, que erguendo os braços alegremente, acompanha o ritmo da música, como se regesse uma orquestra: " Estava à toa na vida o meu amor me chamou, pra ver a Banda passar, cantando coisas de amor. A minha gente sofrida, despediu-se da dor, pra ver a Banda passar, cantando coisas de amor". 



Quando generosidade, criatividade e humildade se compõem:



Chico Buarque e Zizi Possi - Pedaço de Mim (com legenda)




Ah, pedaço de mim
Ah, metade afastada de mim
Leva o teu olhar
Que a saudade é o pior tormento
É pior do que o esquecimento
É pior do que se entrevar

Ah, pedaço de mim
Ah, metade exilada de mim
Leva os teus sinais
Que a saudade dói como um barco
Que aos poucos descreve um arco
E evita atracar no cais

Ah, pedaço de mim
Ah, metade arrancada de mim
Leva o vulto teu
Que a saudade é o revés de um parto
A saudade é arrumar o quarto
Do filho que já morreu

Ah, pedaço de mim
Ah, metade amputada de mim
Leva o que há de ti
Que a saudade dói latejada
É assim como uma fisgada
No membro que já perdi

Ah, pedaço de mim
Ah, metade adorada de mim
Lava os olhos meus
Que a saudade é o pior castigo
E eu não quero levar comigo
A mortalha do amor
Adeus
Composição: Chico Buarque



Tanta Saudade - Chico Buarque e Djavan



Djavan - Tanta Saudade

"Tanta Saudade" (composição de Djavan e Chico Buarque) Letra: Era tanta saudade É pra matar Eu fiquei até doente Eu fiquei até doente, menina Se eu não mato a saudade É, deixa estar A saudade mata a gente A saudade mata a gente Quis saber o que é o desejo De onde ele vem Fui até o centro da terra E é mais além Procurei uma saída O amor não tem Estava ficando louco Louco, louco de querer bem Quis chegar até o limite De uma paixão Baldear o oceano Com a minha mão Encontrar o sal da vida E a solidão Esgotar o apetite Todo o apetite do coração Mas voltou a saudade É, pra ficar Ai, eu encarei de frente Ai, eu encarei de frente, menina Se eu ficar na saudade É, deixa estar A saudade engole a gente A saudade engole a gente, menina Ai amor, miragem minha Minha linha do horizonte É monte atrás de monte, é monte A fonte nunca mais que seca Ai, saudade, inda sou moço Aquele poço não tem fundo É um mundo e dentro um mundo E dentro um mundo e dentro um mundo E dentro é o mundo que me leva





Chico Buarque - Desconstrução - 12 Bolero Blues


Bolero Blues

Chico Buarque faz letra para a melodia de Jorge Helder.

Quando eu ainda estava moço Algum pressentimento Me trazia volta e meia Por aqui Talvez à espera da garota Que naquele tempo Andava longe,muito longe De existir Tantos tristes fados eu compus Quanto choro em vão,bolero blues Eis que do nada ela aparece Com o vestido ao vento Já tão desejada Que não cabe em si Neste crucial momento Neste cruzamento Se ela olhar para trás É bem capaz de num lamento Acudir ao meu olhar mendigo Mas aquela ingrata corre E a Barão da Torre e a Vinícius de Moraes São de repente estranhas ruas Sem o seu vestido ficam nuas E ao vento eu digo -tarde demais Quando ela já não mais garota Der a meia-volta Claro que não vou estar mais nem aí





Bolero Blues
Chico Buarque

Compositor: Jorge Helder e Chico Buarque



Nota publicada no Jornal do Commercio em julho de 1999



Referências

https://www.dicio.com.br/nitroglicerina/
http://www.chicobuarque.com.br/construcao/menu_parcerias.htm
https://www.youtube.com/watch?v=WaWt72YW3U8
https://www.youtube.com/watch?v=BKfkIPdFe-s
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXJ5XQtUjdzC7vcaQPKQ8XB4gQl6oz7cIOkwMnpGID346NGN7iZYNq7dr38gLY2jrsb8-Xn2nZKNScvRJEMH1_R-_f8DS8_Eq9f4Fzb46fzv2ZoJ0rqZdJxhh3CrUAdCt2iTuOnNCFepk/s320/NOTA+JC+ENCONTRO+DOS+DONS032.jpg
http://institutodomhelder.blogspot.com.br/2015/05/o-dom-e-eu-o-encontro-dos-dons.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário