sábado, 22 de julho de 2017

Loteria Moral

13

100 – 13 = 87

87

100 = 13 + 87

13. MARKHEIM
ROBERT LOUIS STEVENSON (1850 – 1894 | Escócia)


Robert Louis Stevenson



Principalmente no século XIX, o crime, mais que um problema jurídico,
era um tema de discussão filosófico-teológica, ético-estética (vide
Dostoiévski}. É o caso desta história, do mesmo autor de O Médico e o
Monstro e A Ilha do Tesouro, um dos relatos mais marcantes da história da
literatura. Observe-se o clima alucinado e alucinante que, pouco a pouco e
com uma maestria exemplar, envolve o personagem e o próprio conto.

- É verdade - disse Markheim. - De certo modo, me deixei dominar pelo mal.
Mas é o que acontece sempre: os próprios santos, ao simples contato com as
coisas do mundo, tornam-se menos escrupulosos e descem ao nível das pessoas
que os rodeiam.

- Vou lhe fazer uma única pergunta e, conforme for a sua resposta, lhe direi
qual o seu horóscopo moral. O senhor degradou-se ao praticar certas coisas. É
possível que tenha tido razão para assim proceder. De qualquer maneira, o
mesmo acontece com todos os homens. Concordo com isto. Mas por acaso existe
algum detalhe, por mais insignificante que seja, com o qual tenha dado provas de
vigiar estreitamente a sua conduta, ou pelo contrário, sempre se deu rédea solta,
sempre, em todas as coisas?

- Algum detalhe? - repetiu Markheim, com um acento de ansiedade. - Não! -
acrescentou com desespero. - Nenhum!

- Pois então - disse o estranho visitante - contente-se em ser o que é porque
nunca irá se modificar; as palavras do seu papel no palco da vida estão
irrevogavelmente escritas.



Escócia



87. NABUCODONOSSOR
DOROTHY L. SAYERS (1893 -1957 | Inglaterra)


Credo ou caos
Por Dorothy L. Sayers[1]

E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
João 16:8–11

8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não crêem em mim; 10 da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, 11 e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.




Estátua de bronze de Dorothy L. Sayers , por John Doubleday . Localizado na Newland Street, Witham, Inglaterra.




Os anos 30 foram a época de ouro do conto policial. Dorothy Leigh
Sayers, que vinha da seriedade do mundo acadêmico, formada em Línguas
Modernas, e uma scholar em clássicos já era conhecida por seus romances
que alternavam dois detetives históricos no gênero, e bastante diferentes
entre si: Lorde Peter Winsey e Montague Egg. Segundo Ruth Rendell, "ela é
dotada de uma grande fertilidade inventiva, engenhosidade e um excelente
olho para o detalhe". Sayers organizou uma das melhores antologias do
gênero, The Omnibus of Crime. Ela considerava sua tradução da Divina
Comédia de Dante seu melhor trabalho, mas acabou mesmo ficando na
história da literatura policial. Em tempo, o conto que se vai ler é de 1936.

Você, seguramente, já jogou "Nabucodonossor", a menos, é claro, que seja
uma daquelas pessoas tão desligadas que nunca ouviu falar de nenhum jogo além
de ioiô, ou, seja lá qual for, a última mania. "Nabucodonossor" é tão fora de
moda que hoje só os muitos sofisticados ainda o jogam. Voltou à moda na
mesma época que as charadas, das quais, na verdade, é apenas uma variação.
Acho que se chama "Nabucodonossor" porque seria muito difícil encontrar um
nome mais complicado que esse para se jogar.

Você escolhe um nome (e, a menos que o grupo seja muito paciente, é
melhor que seja um nome bem curto) de uma personagem bastante conhecida.
Job, por exemplo. Então faz a mímica de alguém cujo nome comece com J, em
seguida o de alguém começando por O, depois B e finalmente faz a mímica de
Job. Os espectadores adivinham que se trata de "Job" e aplaudem. E isso é tudo.
Pessoas com imaginação e espírito alegre são capazes de se divertir muito com
esse jogo.


Inglaterra


100. BALAIO
MARÇAL AQUINO (1958 - | Brasil)

Marçal Aquino: um escritor viciado em literatura



Uma grata revelação de contista da nova geração, o paulista Marçal
Aquino, na linha do modernista Antônio de Alcântara Machado, mas
aproximando-se do pós-modernismo de um Raymond Carver, é um contista
da marginalidade atual, ou seja, do brasileiro abandonado à sua própria
sorte e da violência na periferia urbana (paulista, mas internacional). São
contos secos, sem a glamorização dos "humilhados e ofendidos", e
recusando-se o autor a cair na facilidade generalizada do psicologismo. É
autor de Miss Danúbio, O Amor e outros Objetos Pontiagudos e Faroestes,
de onde tiramos este Balaio. O cineasta Beto Brandt já realizou três longasmetragens
baseados em seus contos.

Magno, que estava ao meu lado, me entregou um dos revólveres que
carregava, um 38. Éramos quatro contra os dois.

Como é que nós vamos resolver isso?, eu perguntei.

O preto trocou um olhar rápido com seu companheiro. Por mim, a coisa já
está resolvida, ele disse. Você ouviu: a polícia vai cuidar do Tiãozinho pra nós.

O branco sorriu: Mas se você quiser partir pra festa, nós topamos. Vai ser um
estrago bem grande.

Eu sabia que bastava um movimento brusco e os dois se levantariam atirando.
Então baixei o revólver com cuidado e disse: Ninguém vai ganhar nada com isso.
Vamos fazer um trato: vocês dois saem deste bar sem problema e nunca mais
aparecem por aqui.

O preto ainda tripudiou, perguntando para o branco: O que você acha?

Ele continuava sorrindo: Me parece justo. Assim ninguém abusa de ninguém.

Eu avisei aos rapazes que os dois iriam sair e que a gente não faria nada. E
caminhei até a porta, para abri-Ia.

Os dois iam sair e provavelmente nunca mais botariam o pé naquele bairro.
Mas eram profissionais. E com esse tipo de gente convém não facilitar. Por isso,
a um passo da porta, eu parei e alcancei o interruptor, desligando as luzes do bar.

O tiroteio durou meio minuto, se tanto. Quando reacendi as luzes, o preto
estava com a cabeça tombada numa poça de sangue sobre a mesa. O branco
caíra para trás, arrastando junto sua cadeira. Eu me aproximei e notei que,
apesar de estar com um ferimento feio acima do olho direito, ele ainda gemia.
Mirei na cabeça e puxei o gatilho, mas as balas do revólver tinham acabado. Um
dos rapazes me empurrou para o lado e completou o serviço.

Magno perguntou: O que vamos fazer com eles?

O de sempre, eu falei.

Olhei o sangue espalhado pelo bar. Eu não queria que o Josué tivesse motivo
pra se queixar da gente.

Vamos lá, eu disse. Depois ainda temos que voltar aqui pra fazer uma boa
faxina.


Mario Sergio Cortella • A Sorte Segue a Coragem

Moreira da Silva - ACERTEI NO MILHAR (Etelvina) - Geraldo Pereira-Wilson Batista - Ano de 1940

Etelvina (o que é, Morengueira?)
Acertei no milhar!
Ganhei quinhentos contos (milhas), não vou mais trabalhar
você dê toda roupa velha aos pobres
e a mobília podemos quebrar
(breque)
"Isso é pra já, vamos quebrar. Pam, pam, bum, etc..."
Etelvina vai ter outra lua-de-mel
você vai ser madame
vai morar num grande hotel  
eu vou comprar um nome não sei onde
de Marquês Morengueira de Visconde
um professor de francês mon amour
eu vou mudar seu nome pra Madame Pompadour   
Até que enfim agora sou feliz
vou passear a Europa toda até Paris
e nossos filhos, oh, que inferno        
eu vou pô-los num colégio interno
me telefone pro Mané do armazém
porque não quero ficar devendo nada a ninguém
e vou comprar um avião azul
para percorrer a América do Sul
mas de repente, derrepenguente
Etelvina me acordou está na hora do batente
mas de repente, derrepenguente
- Se acorda, vargulino! Saia pela porta de trás que na frente tem gente.    
Foi um sonho, minha gente!
Composição: Geraldo Pereira / Wilson Batista


A sorte do homem

É muito bom
É muito bom
Cem milhões no banco é muito bom
É muito bom
É muito bom

Caramba acertei na loteria
Ganhei cem milhões de dólar na moral
Agora estou aqui na minha rede balançando
Estou bebendo minha cerveja na moral
É muito bom
É muito bom

Antes eu andava descalço na favela
Comia sopa de batata todo dia
Cem milhões no banco é muito bom
É muito bom
É muito bom

Caramba a minha Ferrari está estacionada ali
Estou tirando muita onda na moral
É muito bom
É muito bom

Antes eu via os mês colegas
Com tênis da Nike e roupa de marca
E eu com o meu chinelo havaianas
Todo rebentado costurado de arrame

Agora não quero nem saber de trabalha mas pra ninguém não
Agora eu sou patrão
Agora estou andando de helicóptero
Não quero saber de engarrafamento não

É muito bom
É muito bom
É muito bom
É muito bom
Cem milhões no banco e muito bom
É muito bom
É muito bom

Caramba acertei na loteria
Ganhei cem milhões de tolas na moral
Agora estou aqui na minha rede balançando
Estou bebendo minha cerveja na moral

Antes eu andava descalço na favela
Comia sopa de batata todo dia
Agora eu acertei na loteria
É muito bom
É muito bom

Cem milhões no banco é muito bom
É muito bom
É muito bom
Caramba a minha Ferrari está estacionada ali
Estou tirando muita onda na moral
É muito bom
É muito bom
É muito bom
É muito bom

Cem milhões no banco é muito bom
É muito bom
É muito bom

Antes eu andava descalço na favela
Comia sopa de batata todo dia
Agora eu acertei na loteria

Caramba a minha Ferrari está estacionada ali
Estou tirando muita onda na moral
É muito bom
É muito bom



Além do Espelho
João Nogueira



Brasil




Shaw’s Choice

George Bernard Shaw
Dramaturgo e romancista irlandês


George Bernard Shaw (1856-1950) foi dramaturgo e romancista irlandês. "Pigmalião", sua obra mais importante, foi adaptada para o cinema com o título "My Fair Lady", sob a direção de George Cukor e a participação de Andrey Hepburn. Em 1925, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, mas recusou, afirmando "Recusei o prêmio por estar suficientemente rico".



Irlanda


Referências

https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/2014/01/23/o-escritor-robert-louis-stevenson-1390489043094_200x285.jpg
https://educacao.uol.com.br/biografias/robert-louis-stevenson.htm
file:///D:/Usu%C3%A1rio/Downloads/Os%20100%20Melhores%20Contos%20de%20Crime%20e%20Mist%C3%A9rio%20da%20Literatura%20Universal%20-%20Fl%C3%A1vio%20Moreira%20Da%20Costa.pdf
https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/0*0RMPjLEr4zRBMwuH.
http://www.biblestudytools.com/aa/joao/passage/?q=joao+16:8-11
https://medium.com/@williamccruz/credo-ou-caos-ea50211df2a1
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/ca/Dorothy_L._Sayers.jpg/200px-Dorothy_L._Sayers.jpg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dorothy_L._Sayers
http://tvbrasil.ebc.com.br/sites/default/files/atoms/image/maroal_aquino_medio.jpg
http://tvbrasil.ebc.com.br/impressoes-do-brasil/episodio/marcal-aquino-um-escritor-viciado-em-literatura
https://youtu.be/uVazu_XZ0bc
https://youtu.be/3RFU0-bjNO4
https://youtu.be/a5CEyKBV6ZI
https://youtu.be/xG7Yd0XMBb4
https://www.ebiografia.com/george_bernard_shaw/

Nenhum comentário:

Postar um comentário