sábado, 2 de setembro de 2017

A Dor De Uma Paixão

Na arte de pais a filhos

De Paulo a Maurício Tapajós

“Em 1927, editou sua primeira canção pela Editora Casa Vieira Machado, a modinha "Meu bem", com letra de seu pai, que não chegou a ser gravada. Em 1928, iniciou a carreira artística apresentando-se juntamente com os irmãos Haroldo e Oswaldo, formando o trio Irmãos Tapajós, na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Pouco depois, Oswaldo desistiu da carreira e Paulo e Haroldo prosseguiram em dupla como Irmãos Tapajós. Em 1932, a dupla gravou seu primeiro disco, na Columbia, com o fox-canção "Loura ou morena" e o fox-blue "Doce Ilusão", o qual cantou sozinho, ambas composições de Haroldo Tapajós, a primeira em parceria com o então iniciante Vinícius de Moraes.”




Irmãos Tapajós - Loura ou Morena
Loura ou Morena (Columbia) Fox-Canção 1933 - Haroldo Tapajós, Vinícius de Moraes

Letra - Loura Ou Morena
Vinicius de Moraes
Se por acaso o amor me agarrar Quero uma loira pra namorar Corpo bem feito, magro e perfeito E o azul do céu no olhar Quero também que saiba dançar Que seja clara como o luar Se isso se der Posso dizer que amo uma mulher Mas se uma loura eu não encontrar Uma morena é o tom Uma pequena, linda morena Meu Deus, que bom Uma morena era o ideal Mas a loirinha não era mau Cabelo louro vale um tesouro É um tipo fenomenal Cabelos negros têm seu lugar Pele morena convida a amar Que vou fazer? Ah, eu não sei como é que vai ser Olho as mulheres, que desespero Que desespero de amor É a loirinha, é a moreninha Meu Deus, que horror! Se da morena vou me lembrar Logo na loura fico a pensar Louras, morenas Eu quero apenas a todas glorificar Sou bem constante no amor leal Louras, morenas, sois o ideal Haja o que houver Eu amo em todas somente a mulher

Maurício Tapajós
Maurício Tapajós Gomes
27/12/1943 Rio de Janeiro, RJ
21/4/1995 Rio de Janeiro, RJ


“Em 1967, sua música "Mudando de conversa" (c/ Hermínio Belo de Carvalho) foi gravada, com sucesso, por Dóris Monteiro.” 



Dóris Monteiro canta "Mudando de Conversa" 1977

Mudando de conversa
Composição: Maurício Tapajós/Hermínio Bello de Carvalho


Mudando de conversa onde foi que ficou
Aquela velha amizade
Aquele papo furado todo fim de noite
Num bar do Leblon

Meu Deus do céu, que tempo bom!
Tanto chopp gelado, confissões à bessa

Meu Deus, quem diria que isso ia se acabar

E acabava em samba

Que é a melhor maneira de se conversar

Mas tudo mudou, eu sinto tanta pena de não ser a mesma

Perdi a vontade de tomar meu chopp, de escrever meu samba

Me perdi de mim, não achei mais nada

O que vou fazer?
Mas eu queria tanto, precisava mesmo de abraçar você
De dizer as coisas que se acumularam
Que estão se perdendo sem explicação
E sem mais razão e sem mais porque
Mudando de conversa onde foi que ficou
Aquela velha amizade
Aquele papo furado todo fim de noite
Num bar do Leblon

Meu Deus do céu, que tempo bom!
Tanto chopp gelado, confissões à bessa

Meu Deus, quem diria que isso ia se acabar
E acabava em samba
Que é a melhor maneira de se conversar



“Entre suas músicas de maior sucesso destacam-se "Tô voltando" (c/ Paulo César Pinheiro), adotada em 1979 como o Hino da Anistia aos presos políticos exilados pela ditadura militar, "Pesadelo" (c/ Paulo César Pinheiro), "Agora é Portela 74" (c/ Paulo César Pinheiro) e "Querelas do Brasil" (c/ Aldir Blanc), entre outras.” 


Tô Voltando




Tô Voltando
Simone
 

Pode ir armando o coreto
E preparando aquele feijão preto
Eu tô voltando
Põe meia dúzia de Brahma pra gelar
Muda a roupa de cama
Eu tô voltando

Leva o chinelo pra sala de jantar
Que é lá mesmo que a mala eu vou largar
Quero te abraçar, pode se perfumar
Porque eu tô voltando

Dá uma geral, faz um bom defumador
Enche a casa de flor
Que eu tô voltando
Pega uma praia, aproveita, tá calor
Vai pegando uma cor
Que eu tô voltando

Faz um cabelo bonito pra eu notar
Que eu só quero mesmo é despentear
Quero te agarrar
Pode se preparar porque eu tô voltando
Põe pra tocar na vitrola aquele som
Estréia uma camisola
Eu tô voltando

Dá folga pra empregada
Manda a criançada pra casa da avó
Que eu tô voltando
Diz que eu só volto amanhã se alguém chamar
Telefone não deixa nem tocar
Quero lá, lá, lá, ia, porque eu tô voltando!


Composição: Maurício Tapajós / Paulo César Pinheiro



Paulo Tapajós
Paulo Tapajós Gomes
20/10/1913 Rio de Janeiro, RJ
29/12/1990 Rio de Janeiro, RJ



A dor de uma paixão


PAULO TAPAJÓS, 100 ANOS




VICENTE CELESTINO - ONTEM AO LUAR

Composição: Catulo da Paixão

Ontem, ao luar, Nós dois em plena solidão, Tu me perguntaste o que era a dor De uma paixão. Nada respondi! Calmo assim fiquei! Mas, fitando o azul do azul do céu, A lua azul eu te mostrei... Mostrando-a a ti, Dos olhos meus correr Senti Uma nívea lágrima E, assim, te respondi! Fiquei a sorrir Por ter o prazer De ver A lágrima nos olhos a sofrer. A dor da paixão Não tem explicação! Como definir O que só sei sentir! É mister sofrer Para se saber O que no peito O coração Não quer dizer. Pergunta ao luar, Travesso e tão taful, De noite a chorar Na onda toda azul! Pergunta, ao luar, Do mar à canção, Qual o mistério Que há na dor de uma paixão. Se tu desejas saber o que é o amor E sentir o seu calor, O amaríssimo travor Do seu dulçor, Sobe um monte à beira mar, Ao luar, Ouve a onda sobre a areia A lacrimar! Ouve o silêncio a falar Na solidão Do calado coração, A penar, A derramar Os prantos seus! Ouve o choro perenal, A dor silente, universal E a dor maior, Que é a dor de Deus. Se tu queres mais Saber a fonte dos meus ais, Põe o ouvido aqui Na rósea flor do coração, Ouve a inquietação Da merencória pulsação... Busca saber qual a razão Por que ele vive, assim, tão triste A suspirar, A palpitar, Desesperação, A teimar, De amar Um insensível coração, Que a ninguém dirá No peito ingrato em que ele Está, Mas que ao sepulcro, Fatalmente, o levará.



Marisa Monte - Ontem ao Luar Composição: Catulo Da Paixão Cearense/ Pedro Alcântara


Referências
https://musicariabrasil.blogspot.com.br/2013/10/paulo-tapajos-100-anos.html
http://dicionariompb.com.br/mauricio-tapajos/dados-artisticos

https://musicariabrasil.blogspot.com.br/2013/10/paulo-tapajos-100-anos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário